Início » Juros do cartão de crédito sobem novamente

Juros do cartão de crédito sobem novamente

by Portalagora

 

Jorge Guimarães

 

Os juros cobrados pelos bancos nas operações com cartão de crédito voltaram a subir no mês passado, quando atingiram o patamar de 480,3% ao ano, contra os 475% de agosto, em dados do Banco Central divulgados nesta quarta – feira. Já os juros bancários cobrados no cheque especial, subiram para 324,9% ao ano, em agosto a taxa estava em 321,1% ao ano.

A alta alinhada à instabilidade política e financeira que atravessa o país acende o sinal vermelho para o consumidor. E um dos principais pontos que se deve ter atenção na hora de obter crédito é a taxa de juros oferecida pela instituição financeira quando recorrer a empréstimos, financiamentos ou cartão de crédito.

 

Atento

 

É comum não saber a taxa utilizada e até mesmo piorar a própria situação financeira devido a um descontrole no planejamento. Se não ficar atento, os juros podem ser uma armadilha difícil de sair depois.

E o mais preocupante ainda é que, em estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), aponta que 54,7% dos usuários de cartão de crédito desconhecem os juros cobrados quando há atraso no pagamento da fatura. Assim cada vez mais, o consumidor precisa tomar cuidado para que seu cartão de crédito não se transforme em um pesadelo financeiro.

 

Cuidados

 

O chamado dinheiro de plástico, pela sua praticidade, é um avanço nas relações comerciais, além de proporcionar um bom prazo para o pagamento das compras, se for usado corretamente. Mas muitos, por desinformação infelizmente cometem erros básicos no uso, como o de fazer o pagamento mínimo da fatura ou atrasar o pagamento da mesma. Nestes dois casos, a pessoa vê seu debito aumentando assustadoramente, se tornando, em muitas vezes, uma bola de neve, que vai crescendo cada vez mais. Outro problema é que o cartão de crédito, pela sua praticidade, estimula compras desnecessárias e por impulso.

— É muito importante que os usuários do cartão de crédito tenham consciência deste fato e que nunca usem o cartão como modalidade de empréstimo — recomenda o especialista em finanças, Célio Tavares.

 Lição

 E quem aprendeu a lição com tanta dor de cabeça que teve foi o securitário Luiz Carlos Silva, que viu seu débito crescer de uma hora para outra.

— Agora aprendi que se você usar o cartão de crédito, o bom é evitar, é primordial pagar integralmente a fatura, mesmo que isso signifique abrir mão de outros desejos de consumo por algum tempo. E para quem não tem muito controle sobre os próprios gastos, a sugestão é sequer possuir um cartão — aconselha.

 

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00