Mesmo após aprovação na Câmara dos Deputados Estudantes continuam protestos contra PEC

 

Rafael Camargos

 Mesmo com a aprovação do Projeto de Emenda a Constituição (PEC) 241/2016, na Câmara dos Deputados em Brasília, com 366 votos a favor e 111 contra, estudantes de todo o Brasil continuam realizando protestos. Em Divinópolis, não é diferente. As manifestações na cidade continuam e na manhã de ontem, 27, os alunos da Escola Estadual Antônio Belarmino Gomes foram às ruas. Com a aprovação dos deputados, o projeto de lei agora passa pelo Senado, onde ocorrem duas votações, uma no final de novembro e outra no início de dezembro.

Os jovens foram às ruas em Ermida por volta de 8h30 protestar contra a PEC. Cerca de 350 alunos participaram da passeata que durou cerca de uma hora e meia de acordo com o diretor da escola, Jorge José Pinto. Ainda segundo ele a mobilização ocorreu com o apoio da Polícia Militar (PM).

— Eles percorreram as ruas do distrito de Ermida, a passeata foi muito calma, sem nenhum tumulto, eles tiveram acompanhamento da Policia Militar durante todo o trajeto foi bem tranquilo — disse o diretor.

 

Ele ainda destacou que os alunos responsáveis pelo movimento na escola estão passando todas as atividades e o cronograma à direção da escola.

— Estamos em contato constante e todos os atos que eles realizam ou pensam em fazer estão informando para a direção. O diálogo é bem aberto — finalizou.

 

Decisões

Os alunos irão realizar duas assembleias na manhã desta sexta-feira, 28, para decidir os rumos das manifestações na cidade. Uma dels irá ocorrer por volta de 8h30 na Escola Estadual Belarmino Gomes e outra irá começar por volta das 7h50 na Escola Estadual Manoel Corrêa no bairro Planalto.

De acordo com o presidente da União Estudantil Divinopolitana (UED), André Luis, alguns pais foram convocados a participar da ação para evitar possíveis transtornos.

— Os pais foram convocados, para evitar desgastes. Em assembleia vai ser colocada a proposta da ocupação ou não das escolas. Os alunos maiores de 14 anos têm direito a voto. O menor tem que ter a autorização dos pais ou responsáveis — explicou.

André Luís ainda disse à reportagem que as manifestações são iniciativas dos próprios alunos.

— Não é a direção das escolas, a ocupação é de interesse dos próprios alunos, 10 ficam responsáveis por mobilizar os outros e decidir os rumos da ocupação — conclui.

 

Em Divinópolis, duas escolas e uma universidade estão ocupadas. Outras instituições podem ou não aderir ao movimento que vem ganhando força na cidade.

 

Novas manifestações

Esta tarde, serão realizadas novas manifestações em Divinópolis. Uma passeata organizada pelos estudantes da cidade passará pelas principais ruas centrais. A concentração será no quarteirão fechado da Rua São Paulo, a partir das 17h30.

 

Votação em Brasília

O plenário da Câmara dos Deputados concluiu na madrugada de quarta-feira, 26, após cerca de 14 horas de sessão, a análise em segundo turno PEC, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos. Aprovado pela Câmara, a proposta seguirá, agora, para análise no Senado, onde a expectativa é de votação será entre o final de novembro e inicio de dezembro.  359 deputados votaram  e  116 contra, mas ainda faltava a análise de seis destaques, que estavam no texto original, mas no final elas foram descartadas.

 

FOTO/  Divulgação/ Diego Henrique

 

 Legenda: Alunos da Escola Estadual Antônio Belarmino Gomes foram às ruas, ontem

 

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também