Início » Ministério reforça prazo para os prontuários eletrônicos

Ministério reforça prazo para os prontuários eletrônicos

by Portalagora

 

Os municípios de todo país tem até o dia 10 de dezembro para adotarem o prontuário eletrônico. O ministro da saúde Ricardo Barros, reforçou o prazo e as penalidades para região que não cumprir a determinação.   

O objetivo da implantação é possibilitar aos serviços de saúde, o acompanhamento do histórico, dados e o resultado de exames dos pacientes, podendo ainda verificar em tempo real, a disponibilidade de medicamentos e registros de visitas de agentes de saúde. Para o Ministério da Saúde (MS), a nova tecnologia é positiva, pois permite que sejam analisados online os investimentos reais do SUS na saúde do brasileiro.

Em Divinópolis a instalação ainda não começou, pois, de acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, ainda não houve nenhuma notificação do Ministério da Saúde, sobre prontuário eletrônico.

Prontuário Eletrônico

Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 1.920 municípios atualmente, usam o sistema eletrônico nas unidades. De acordo com o ministério, todas as orientações e auxilio para implantação serão oferecidos, e a cidade que não implantar ou justificar a não implantação até o prazo estabelecido, sofrerá bloqueio de recursos.

A plataforma será oferecida gratuitamente e o governo tem a expectativa de economizar R$ 84 milhões por ano, com a nova tecnologia.

Recursos bloqueados

Como forma de pressionar os municípios a agilizarem a implantação, o MS informou que o pagamento do Piso da Atenção Básica variável para as prefeituras, no valor de R$ 10 bilhões ao ano, será condicionado à implantação do prontuário eletrônico. Este recurso é aplicado na manutenção de atendimentos de pediatria e de programas como Saúde da Família e Brasil Sorridente.

Até os municípios realizarem a adequação, estes repasses serão bloqueados. Falta pouco mais de um mês para a data limite, e muitas cidades, assim como Divinópolis, ainda não começaram a adequação, e aguardam alguma notificação do Ministério da Saúde.

Credito: Comunicação/PMD

Legenda: Em Divinópolis, as unidades ainda não começaram as adequações

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00