Início » Conta de luz ficará mais cara

Conta de luz ficará mais cara

by Portalagora

Da Redação

A conta de luz este mês ficará mais cara. Isso acontece porque a bandeira tarifária a ser aplicada será a amarela, com custo de R$ 1,50 a cada 100 quilowatts-hora (Kwh) consumidos. A mudança se deve ao acionamento de usinas termelétricas mais caras, devido a condições hidrológicas menos favoráveis. A recomendação é evitar desperdício, para a medida não afetar o bolso.

De acordo com a Cemig, a bandeira verde, que estava aplicada desde abril, representa condições favoráveis de geração de energia, por isso, a tarifa não sofre nenhum acréscimo. Já a bandeira amarela, representa condições menos favoráveis para geração de energia, por isso, sofre um acréscimo. Por último, a bandeira vermelha, que no ano foi aplicada todos os meses, representa condições mais custosas na geração de energia. Ela é divida em dois patamares, sendo o segundo quando as condições são ainda piores, e o acréscimo na cobrança tem de ser maior.

Acréscimo
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) explicou que a bandeira tarifária não é um custo extra na conta de luz, e sim, uma forma diferente de cobrar um valor que já era incluído na conta de energia, através do reajuste tarifário anual das distribuidoras. A Aneel acrescenta ainda, que tal medida torna a conta de luz mais transparente para o consumidor, oferecendo assim uma melhor informação para usar a energia elétrica de forma consciente.

Mesmo com a afirmação da agência, algumas pessoas estão preocupadas com o aumento na tarifa, em especial, quem trabalha em casa e consome muita energia. É o caso da costureira Claudia Oliveira, ela trabalha em casa e, com isso, as máquinas ficam ligadas quase o dia todo. Segundo ela, no ano passado pagava um valor muito alto na conta de luz e, este ano, conseguiu reduzir os números.

— Quando somos informados que vai ter algum aumento, a gente fica assustada, porque preciso ficar com as máquinas ligadas o dia todo; é o meu trabalho e sei que isso consome muito, mas este ano, como as taxas estavam baixas consegui controlar os valores, com este aumento, vamos ver como vem este mês. Agora é tentar controlar nas outras coisas em casa para balancear — contou.

 

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00