Início » Psicóloga orienta estudantes que vão fazer Enem em Divinópolis

Psicóloga orienta estudantes que vão fazer Enem em Divinópolis

by Portalagora

Juliana Lelis

Depois de muito preparo e estudo, enfim chegou o dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), visto por muitos estudantes como a porta de entrada para uma boa faculdade e a realização dos sonhos profissionais. Mesmo se preparando durante o ano todo, alguns jovens acabam deixando o nervosismo tomar conta na hora do exame, por isso, especialistas dão dicas de como manter a calma e colocar em prática todo seu estudo e se sair bem na prova.

Segundo a psicóloga Thais Oliveira, um dos pontos essenciais para fazer uma boa prova é o descanso, por isso, ela não aconselha estudar na véspera e garantir uma boa noite de sono. — A prova do Enem é extremamente cansativa, são muitas questões e o estudante precisa estar bem disposto, descansado, para assim ter pique para responder bem e com atenção todas as questões — explica.

A profissional acrescenta que o nervosismo é comum para todos os participantes, especialmente para quem espera entrar para uma boa universidade com a nota do exame, por isso, a dica é o estudante a se programar, para um momento de relaxamento antes da avaliação. — Um dos maiores medos dos participantes é não conseguir entrar, e chegar correndo acaba que prejudica na prova, pois o aluno já começa o exame com a adrenalina alta, por isso, a necessidade de se chegar mais cedo, organizar as coisas, respirar e relaxar, deixar a mente tranquila e focar — acrescentou.

Se programe
Durante o exame, a dica da psicóloga é otimizar o tempo, respondendo inicialmente as perguntas que o estudante tem mais facilidade. — Um ponto importante, especialmente para o segundo dia de prova é a redação. Alguns estudantes optam por deixá-la para o final, e nem sempre isso é uma boa ideia, pois se você gasta muito tempo com as questões de português e matemática, quando chegar à redação pode ser que o tempo já esteja acabando e o nervosismo não permita a produção de um bom texto — pontuou.

Para a psicóloga, o descanso durante o exame, também é importante para um bom resultado. — O aluno deve levar um lanche para não sentir fome durante a prova, e é extremamente necessário o participante dar algumas pausas durante o exame, seja para relaxar a mente, usar o banheiro, beber água ou dar uma esticada no corpo, porque quando você fica durante muitas horas realizando a mesma atividade, em algum momento seu nível de concentração vai reduzir — concluiu.

Preparação
Marina Garcia, de 21 anos, vai realizar o exame pela terceira vez. Ela pretende cursar odontologia e, por isso, se preparou durante todo ano para prova. — As duas primeiras vezes que fiz quis conhecer melhor o exame, queria ter uma noção do meu conhecimento, de como eram as questões e do meu nervosismo. Este ano faço para valer, durante todo ano fiz curso pré-vestibular e dediquei grande— contou.

Marina seguiu a dica da psicóloga e deixou os cadernos de lado na última quarta, 2, segundo ela, os dois dias antes do exame, dedicou ao descanso da mente.— Eu me desgastei muito nesta preparação, se não relaxasse um pouco, ia acabar me prejudicando, tirei esses dias para mim, para estar 100% na prova — concluiu.

Dicas da psicóloga

  • Esteja atento ao horário e procure chegar com antecedência no local da prova.
  • Deixe todos os documentos e materiais necessários separados, lembrando da caneta preta de corpo transparente e documento oficial com foto.
  • Deixe bonés, chapéus, relógios e outros adereços proibidos em casa.
  • Cuidado com os lanches evite produtos pesados, que podem causar mal estar e prejudicar a realização do exame.
  • Guarde bem o celular.
  • Leia as questões com atenção.
  • Fique atento ao tempo.
  • Mantenha a calma.
  • Faça pequenas pausas para comer, relaxar e beber água.
  • Lembre-se de toda sua preparação e boa prova!

 

 

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00