Início » Estudantes continuam na Martin Cyprien

Estudantes continuam na Martin Cyprien

by Portalagora

Rafael Camargos

Os alunos da Escola Estadual Martyn Cyprien, em Divinópolis, decidiram durante assembleia na tarde desta segunda-feira, 7, continuar com a ocupação na unidade por tempo indeterminado. As ocupações começaram no dia 24 de outubro em protesto a votação da Proposta de Emenda a Constituição (PEC) 241/2016, que visa cortes na saúde e educação nos próximos 20 anos. A PEC foi aprovada na Câmara dos deputados e agora segue para o Senado. A votação deve ocorrer no próximo mês. Atualmente, estão ocupadas também a Escola Estadual Manoel Corrêa Filho e a Universidade Federal de São João del Rey (UFSJ) Campus Dona Lindu.

De acordo com os líderes do movimento da Martin Cyprien, Gabriela Conceição Silva e Bernardo Bresolini, foi decidido em assembleia que a ocupação ocorreria de forma integral. Segundo eles, o modelo de ocupação em contra-turno não foi pauta, pois a reunião já havia sido marcada para sexta-feira, 4, mas teve que ser remarcada para esta segunda, 7.

— Esta assembleia, na verdade, como consta em ata, é fruto de um reagendamento de uma reunião de sexta, cancelada. Então este assunto não foi proposto por não ter sido marcado na sexta com tal intuito — esclareceu Bernardo.

Além, disso foram discutidos também a intenção do movimento e como receber recursos. Segundo Bernardo, houve alguns desentendimentos, mas, o tumulto foi contido e a reunião prosseguiu de forma clara e objetiva.

— A assembleia se fez fluente e coesa até o momento em que uma advogada começou a vociferar contra nós de forma a gerar tumulto. Até conter a bagunça, ela continuava a falar sobre os presentes. A votação ocorreu por separação de grupos, os contras de um lado, a favor de outro  — disse o líder.

A reportagem, os lideres do movimento não souberam repassar informações de quantos alunos participaram da reunião, uma vez que ninguém dos presentes foi obrigado a assinar a lista de presença.

Bernardo e Gabriela informaram que a Superintendência Regional de Ensino (SRE) e a direção da escola foram comunicadas sobre a assembleia, mas ninguém esteve presente. — A superintendência não estava, mas ela e a diretoria da escola foram comunicadas. Está registrado em ata — disseram.

UED e ocupações
De acordo com o presidente da União Estudantil Divinopolitana (UED), André Luís, a assembleia deliberou a ocupação e os alunos continuam sem aula na unidade. Deste modo, somente a Escola Estadual Manoel Corrêa segue ocupada em contra turno.

— Na segunda-feira, aconteceu uma assembleia geral no Engenheiro Pedro Magalhães que aprovou a ocupação — relatou o presidente. Segundo ele, a ocupação está prevista para começar hoje.

 

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00