Início » Feriados do próximo ano podem afetar o comércio

Feriados do próximo ano podem afetar o comércio

by Portalagora

Jorge Guimarães

Em 2016 não foram muitos, mas para a alegria dos trabalhadores e tristeza principalmente dos lojistas, o ano de 2017 será o ano que mais terá fins de semana próximos de feriados nos últimos 10 anos. E para quem fica de olho na folhinha para ver quantos dias marcados de vermelho e de preferência contando os dias para os feriados prolongados pode comemorar e começar a programar as viagens. Para se ter uma ideia, em abril, o primeiro feriado é no dia 14, Sexta – Feira da Paixão, e em seguida na outra sexta, é feriado de Tiradentes, dia 21. Isso sem falar nos feriados municipais, como em Divinópolis, em 2017, o 1º de junho cai numa quinta – feira, quando muitos  emendam com a Divinaexpô. São 13 feriados no ano e, de todos eles, apenas um vai cair no domingo, o do Ano Novo, logo no dia 1º de janeiro. Outros seis feriados caem na terça ou na quinta-feira, isso sem contar que três caem na sexta e dois na segunda, sem acrescentar os feriados municipais.

Fins de semana
Quase todos os feriados nacionais cairão em terças  ou quintas-feiras, o que significa que com o jeitinho brasileiro muitos vão “emendar” com o fim de semana. O comércio é o que sai mais prejudicado nesta história. Para os lojistas, os feriados de 2017 não deverão ser motivo de comemoração, pois apesar dos dias de descanso, as despesas dos comerciantes não param.

— Mas por outro lado, nós comerciantes precisamos tirar proveito, apesar de haver bastante sacrifício para o comércio, pois os feriados prolongados tiram pessoas da cidade, mas também atraem muitos de cidades vizinhas. E já pensando numa forma de driblar esta situação, estamos estudando algumas estratégias — avalia o empresário do ramo de confecções Dalmo Vasconcelos.

Descanso
Para os estudantes Emily Camargo, 21, e Vitor Teixeira, 19, ter diversos feriados, que podem ser prolongados ao longo do ano significa descanso dos estudos.— Para nós,isso é sempre bom, pois temos tempo para descansar e ter mais lazer. A gente fica muito atolado das coisas de faculdade — afirma Emily.—É uma correria a semana inteira na faculdade, aí às vezes só com dois dias de final de semana não dá pra descansar muito — completa Vitor.

Os amigos também gostam de aliviar a cabeça com viagens nos feriados, principalmente em cidades com praias.

 Já a corretora de imóveis Márcia Oliveira, 23, diz aproveitar os feriados para resolver pendências em sua casa.

— Feriados são sempre ótimos, mas precisamos nos virar nos dias que antecedem o feriado, pois corremos o risco de não batermos nossas metas —avalia.

Viagens
No entanto, há quem vê 2017 com bons olhos. O presidente a Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), Antônio Azevedo, afirma que a demanda por viagens em feridos prolongados costuma aumentar entre 8% e 14%, em relação aos feridos isolados.

E programação é a palavra de ordem para aproveitar os dias de folga gastando pouco.

De acordo a empresária do ramo, Nelma Ehold Gontijo, quem se organizar com antecedência conseguirá economizar nos passeios.— Quando você consegue estipular o feriado em que pode viajar acaba compensando porque se consegue escolher os horários que ficam melhores, e muitas outras opções a sua escolha. Esperamos aumentar em até 30% nossas vendas, e já estamos com nossa programação feita ate junho do próximo ano — contou a empresária.

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00