Início » Hemominas tem queda no estoque em Divinópolis

Hemominas tem queda no estoque em Divinópolis

by Portalagora

Juliana Lelis

A Fundação Hemominas notificou uma queda significativa em seu estoque de sangue, especialmente do tipo O negativo, nos últimos dias, por isso, convoca doadores voluntários a comparecerem à unidade para doação. Com a baixa no número dos doadores o número estratégico de bolsas de sangue não é mantido, o que pode prejudicar o atendimento à demanda dos pacientes na região. As doações podem ser feitas de segunda a sexta, das 7h às 13h. Segundo a Relações Públicas do Hemominas em Divinópolis, Shirley Silva, todos os dias a unidade tem de manter 25 bolsas do tipo O negativo em seu estoque.

— Isso é chamado de estoque estratégico, precisamos manter diariamente as 25 bolsas, ontem, 8, até o 12h, haviam sido liberadas apenas 10 bolsas, e a coleta é feita até o meio dia —explicou.

A baixa no estoque se deve a queda no comparecimento de doadores no período e afeta diretamente o atendimento na demanda de pacientes, por isso, é necessário regularizar as doações e manter o número estratégico de bolsas.

A Relações Públicas explica, que não existe um motivo específico para queda e os números são variáveis.

— Esta é uma questão sazonal, porque às vezes, temos uma semana com bons números e outra não, então não dá para estabelecer um motivo exato para queda, mas precisamos normalizar a situação, para conseguir o nosso estoque estratégico diário — acrescentou.

Para doar
Para realizar a doação, são exigidos alguns critérios básicos, como: estar em boas condições de saúde, ter entre 16 a 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, ter dormido pelo menos seis horas, evitar alimentação gordurosa nas últimas quatro horas, apresentar documento original com foto recente.

Além dos critérios básicos, algumas questões podem impedir temporariamente a doação, como estar resfriado, gravidez, ingestão de bebida alcoólica nas últimas 12 horas, tatuagem nos últimos 12 meses, cirurgia odontologia com anestesia nas últimas quatro semanas, relações sexuais com risco de transmissão de doenças nos últimos meses, procedimento endoscópico nos últimos seis meses, vacina contra gripe nas últimas 48 horas, entre outros fatores.

Doação agendada
As doações podem ser feitas de segunda a sexta de 7h ao 12h, na sede do Hemominas, na rua José Gabriel Medef, 221, bairro Padre Libério. Para agilizar o processo, o doador pode agendar o horário da doação pelo site ou telefone. Para o agendamento online acesse: www.mg.gov.br/governomg/portal/v/governomg/29124-atendimento-ao-candidato-a-doacao-de-sangue ou ligue hemonúcleo de Divinópolis no número (37) 3216-6500 para agendar e tirar dúvidas.

 

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00