Início » Alunos de Divinópolis estão entre os melhores do Brasil

Alunos de Divinópolis estão entre os melhores do Brasil

by Portalagora

 

Jorge Guimarães  

Com Minas Gerais tendo que qualificar 1,4 milhão de trabalhadores em ocupações industriais nos níveis técnico, superior e de qualificação entre 2017 e 2020, segundo levantamento realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) muito trabalho deverá ser realizado. E neste universo de qualificação, vários trabalhos de bastidores, que trazem benefícios aos alunos, foram levantados pela reportagem, em entrevista  com o diretor do Senai em Divinópolis, Cristiano Jácome. Os dados fazem parte do Mapa do Trabalho Industrial 2017-2020, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para subsidiar o planejamento da oferta de formação profissional da instituição. A pesquisa também pode apoiar os jovens brasileiros na escolha da profissão e, com isso, aumentar suas chances de ingresso no mercado de trabalho. Em todo o Brasil, será necessário qualificar 13 milhões de trabalhadores em ocupações industriais nesse período.

Divinópolis

Vale frisar que neste contexto de formação de mão-de-obra, o Senai de Divinópolis ocupa uma posição de destaque no País. Nas olimpíadas do Conhecimento, disputada a cada dois anos, em nível estadual , nacional e mundial, a cidade tem um histórico invejável.

— Possuímos seis títulos estaduais e seis nacionais na modalidade de costura industrial. Dois nacionais em tecnologia da moda e um terceiro lugar mundial nesta modalidade. Além destes, somos também seis vezes campeões mineiros e brasileiros na modalidade eletricista predial, com três participações em mundiais. Por aí, pode-se ver a qualidade do profissional que formamos em Divinópolis — destaca Cristiano.

Campeões

Desde 2007 que a unidade Senai de Divinópolis, se consolida como referência nacional na  Olimpíada do Conhecimento, o maior evento da Educação Profissional das Américas, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A disputa conta com etapas regionais, estaduais e nacionais onde os vencedores no país disputam a WorldSkills Competition, este o maior torneio de formação profissional do mundo.

A competição reúne os melhores alunos de educação profissional de todo o país. Para participar, os estudantes precisam dominar as habilidades técnicas da profissão, conhecer as novas tecnologias e ter as qualidades pessoais exigidas pelo mercado de trabalho.

Nas provas, são desafiados a interpretar e resolver situações semelhantes às que enfrentariam no ambiente real de trabalho. Os competidores da fase nacional são selecionados em torneios estaduais.

Alunos do Senai Divinópolis já se consagraram entre os  melhores em suas áreas no Brasil como Eletricidade Predial, Industrial, Confecção do Vestuário, Robótica e Vitrinismo e competiram também no exterior e retornaram com medalhas e Certificados de Excelência.

— Profissionais estes que hoje atuam na empresa como instrutores, formando mão de obra especializada para indústria e atuando também como consultores nos processos produtivos para o parque industrial. Atualmente, estamos treinando a competidora Rhany Rodrigues, para a etapa mundial que acontecerá em Dubai em 2017. Ela participará da modalidade Tecnologia da Moda — ressalta o diretor.

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00