Início » Crescem reclamações de usuários contra coletivos sem trocador

Crescem reclamações de usuários contra coletivos sem trocador

by Portalagora

Flávio Flora

As últimas reuniões desta Legislatura da Câmara estão cada vez mais vazias de vereadores e de pronunciamentos sobre assuntos da cidade. Salvo alguns exemplos, os vereadores passam a maior parte do tempo no Plenarinho ou nos seus gabinetes, obrigando a presidência da Mesa a sucessivas convocações e substituições para obter quórum e a reunião prosseguir.

Ônibus sem trocador
Na reunião de ontem, apenas um assunto de interesse direto da coletividade foi comentado por mais de um vereador, estando os demais desinteressados em ouvir ou participar. Trata-se da ausência de trocador ou cobrador nos coletivos urbanos fora dos horários autorizados pela lei.

A situação foi posta pelo vereador Careca da Água Mineral (PROS), da tribuna, ao conclamar os colegas a um “mea culpa” por terem aprovado o projeto de lei EM 084/2012 (que dispõe sobre a modernização do transporte coletivo de Divinópolis) tornado lei em 2013 e que permite alguns ônibus circular à noite e parte da madrugada (de 20h40 às 4h)sem cobrador, cumprindo essa função o próprio motorista.

Situação mudou
O vereador Careca lembrou que durante a apreciação da matéria em plenário houve pouco interesse do Sindicato e dos próprios cobradores por se tratar de três ou quatro ônibus somente, cujas viagens eram mais para levar ou trazer funcionários da empresa.

— Eu não vi má-fé na aprovação dessa lei, por entender que quatro ônibus em um universo de 300 carros não significava impacto algum. Mas para nossa surpresa, após a aprovação do projeto, observamos que os ônibus das linhas regulares começaram a percorrer os itinerários sem os cobradores bem antes do horário autorizado — lembra o vereador, citando como exemplo a linha Belvedere-Danilo Passos, entre várias outras denúncias recebidas. Constatando que a lei não está sendo respeitada, Careca sugeriu que ela seja revogada para que não justifique as desobediências ocorridas.

— Ainda dá tempo de fazer isso”, de consertar esse erro, pois está faltando “firmeza na fiscalização da Settrans” e “temos que lavar essa roupa suja antes do término da Legislatura. Nós devemos isso para a população de Divinópolis — admitiu o vereador.

Reclamações aumentaram
O vereador Eduardo Print Junior (SDD) também tocou no assunto para informar que há umabaixo-assinado pela revogação da lei e também recebeu várias denúncias, o que recomendam o reexame da legislação, cuja iniciativa deve partir do Executivo.

— Esta lei foi aprovada em março de 2013, mas só hoje, três anos depois, é que estamos recebendo reclamações massivas sobre a ausência de cobradores em ônibus coletivos. Então sugiro que uma Comissão da Casa faça uma análise da situação, pois várias linhas estão circulando sem cobrador.  Será que a empresa está descumprindo a lei ou a Secretaria de Trânsito liberou para ela outros horários, além do que foi expressamente disposto? — questiona o vereador Print Junior.

Na opinião desse vereador, o que preocupa é a operacionalização do sistema, que pode estar atrasando as viagens.

— Se o usuário está se sentindo desconfortável ou inseguro ou não está conseguindo pegar o ônibus no horário, porque está atrasando, está vindo cheio, com o motorista tendo de fazer as duas funções, então é assunto que cabe à Câmara fiscalizar e tentar resolver o problema. Mas para isso, as pessoas devem procurar os vereadores e informar quais linhas estão afetando os usuários. É com essas informações que a Câmara vai agir — informa o vereador.

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00