Início » Novembro azul destaca importância da prevenção ao câncer de próstata

Novembro azul destaca importância da prevenção ao câncer de próstata

by Portalagora

Juliana Lelis

Assim como o mês de outubro é marcado pelas celebrações a saúde da mulher e a prevenção ao câncer de mama, com o outubro rosa, em novembro chega à vez dos cuidados com os homens, e o foco é na prevenção ao câncer de próstata. Palestras, rodas de conversa e outras atividades serão realizadas lembrando a importância do diagnostico precoce e dos cuidados com a saúde do homem.

No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o de pele. A estimativa para este ano, é que no país, pelo menos 61.200 novos casos sejam diagnosticados. Considerado uma doença da terceira idade, pois, três quartos dos casos aparecem a partir dos 65 anos, o câncer de próstata vem apresentando um aumento nas taxas de incidência no país.

Programação
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) desenvolve ações nas unidades de saúde durante todo o mês. As ações começaram no dia 9 e seguem até o dia 28. Na próxima quarta, 16, às 8h na ESF Tietê, São Roque I e II, será realizado a palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis com a enfermeira Poliane Moreira. No dia 17, às 16h30 na ESF Jardinópolis acontece uma roda de conversa com o médico Michel sobre câncer de próstata e orientações sobre câncer de boca com a dentista Ana Cristina.

No dia 22, às 13h30 o ESF realiza uma tarde especial para os homens, com palestra sobre “Saúde do Homem”, consultas médicas agendadas e cortes de cabelo gratuitos tudo exclusivamente para eles. No dia 23 às 15h, acontece a palestras sobre “Sexualidade na adolescência” (exclusiva para meninos) com o psicólogo Paulo Taminato, em parceria com escolas da região e, no dia 24, a partir das 19h, serão realizadas consultas médicas exclusiva para homens, que devem ser previamente agendadas no local. Outras ações estão agendadas.

A Associação do Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (Acccom) também realiza atividades voltadas para saúde do homem durante todo mês, como palestras em empresas e comunidades alertando sobre a necessidade de prevenção. A associação também ficará durante todo mês iluminada na cor azul, para chamar a atenção da população.

Segundo o enfermeiro de prevenção da associação, as atividades serão voltadas para os cuidados com a saúde do homem no geral.

—Todo o esforço que fazemos é no sentido de  que os homens passem a cuidar mais da saúde, evitando não só o câncer de próstata, como também várias outras doenças —explicou.

Tabus
O câncer de próstata ainda é tratado pelos homens com muito preconceito, especialmente no que se refere à realização do exame clínico, por isso, existe certo receio em buscar o urologista, o que prejudica o diagnostico precoce, agravando os casos.

Segundo a apoio técnico saúde do homem na Semusa, Ronara Machado Santos, as atividades desenvolvidas durante esse mês na secretaria, tem o foco de tentar quebrar estes tabus.

— Várias são as particularidades envolvendo o sexo masculino, que merecem maior esclarecimento e orientação para a saúde e a qualidade de vida, aprender sobre fatores de risco, a importância da adoção de hábitos de vida mais saudáveis. Mudando o paradigma que no Brasil existe uma questão cultural e educacional forte, a maior parte dos homens só procura o Sistema de Saúde quando sua capacidade de trabalho é afetada —destacou.

 

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00