Início » “Semana da filosofia”

“Semana da filosofia”

by Portalagora

Elismar José Alves

 

 

O Dia Mundial da Filosofia foi instituído pela Unesco, e é celebrado todos os anos na terceira quinta-feira do mês de novembro. O objetivo será reforçar o valor da filosofia no desenvolvimento humano.

Em parceria com a Unesco, a Organização Internacional Nova Acrópole do Brasil promove a Semana da Filosofia em mais de 48 países simultaneamente.

A Organização Internacional Nova Acrópole, desenvolve a Filosofia, Cultura e Voluntariado a mais de 59 anos. Fomenta mundialmente o resgate do valor concreto da Filosofia, entendida com uma forma de vida, que nos permite desenvolver conscientemente todo nosso potencial interior, além de melhorar o mundo a nossa volta.

No Brasil, a Semana da Filosofia, acontecerá em mais de 70 cidades, onde Nova Acrópole está presente. A Edição de 2016 terá como tema central: “O Caminho do Herói e Suas Escolhas”.  Que será uma viagem pelos mitos heróicos da humanidade e o resgate desse espírito de luta e transformação humana que existe em todos nós.

 O Herói que é o modelo humano na sua conduta, que reúne em si todos os atributos necessários para superação de si mesmo. Para os Gregos, o herói situa-se na posição intermédia entre os deuses e os homens, sendo, em geral filho de um deus e uma mortal.  Para os gregos, uma atitude baseada num pensamento e lógica não egoísta era considera “sagrada”, excedendo os limites das capacidades e dons humanos.

As grandes narrativas gregas, como a Odisséia e a Ilíada, contam histórias de importantes personagens consideradas como heróis gregos, como Aquiles, Teseu e Hércules, por exemplo.

O Herói, portanto representa a condição humana de lado, e outras facetas e virtudes que o homem comum não consegue atingir. O heroísmo caracteriza-se principalmente por seu lado moral.

 Feitos de coragem e superação inspiram modelos e exemplos em diferentes culturas, constituindo assim figuras arquetípicas. Situações de adversidades são os ambientes para que surjam os atos considerados heróicos.

Ser herói é desenvolver um potencial natural no ser humano. Cada um de nós pode escolher e lutar acertadamente pelo nosso caminho, e encontrar o sentido de nossas vidas.

O herói sempre terá relação com a virtude do amor, com aquilo que une os homens. Uma criança já traz a imagem do verdadeiro herói que são os seus pais que defendem a vida. O herói sempre fará bem aos demais. Cada um de nós poderá fazer este Herói Cotidiano que existe dentro de nós. 

www-nova-acropole.org.br 

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00