Início » Ação de saúde movimenta praça da Catedral em programa matinal

Ação de saúde movimenta praça da Catedral em programa matinal

by Portalagora

 

Flávio Flora

 

Uma ação preventiva e educativa de saúde leva à praça da Catedral, hoje pela manhã, informações e atividades voltadas para melhor conhecimento de várias doenças que tem sido preocupação das autoridades sanitárias, por seu elevado número de ocorrências. O programa “Saúde em Movimento” é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) junto com a Superintendência Regional de Saúde (SRE).

Segundo a secretária municipal de Saúde, Kênia Carvalho, o programa dará às pessoas a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre as doenças e seus agravos, de serem orientadas sobre as formas de prevenção e assim, cuidar de forma adequada da sua saúde, podendo viver mais e melhor.

No jardim da praça foram instalados estandes temáticos voltados para doenças que requerem sempre mais atenção e podem ser prevenidas por autocuidado. A tuberculose e a hanseníase, por exemplo, são doenças endêmicas praticamente em todo o mundo, mas o Brasil, de acordo com Organização Panamericana de Saúde (OPAS), é o segundo país no mundo e o primeiro nas Américas em número de casos de hanseníase.

 

Condições crônicas

 

Outro foco da programação matinal deste sábado é voltado para as condições crônicas que afetam milhares de pessoas com hipertensão e diabetes.

A hipertensão arterial é um problema crônico bastante comum. Sua prevalência é alta e aumenta em faixas etárias maiores. É responsável por complicações cardiovasculares, encefálicas, coronarianas, renais e vasculares periféricas. Estima-se que 40% dos acidentes vasculares encefálicos (AVE) e em torno de 25% dos infartos ocorridos em pacientes hipertensos poderiam ser prevenidos com terapia anti-hipertensiva adequada.

 

O diabetes configura-se hoje como uma epidemia mundial, traduzindo-se em grande desafio para os sistemas de saúde de todo o mundo. O envelhecimento da população, a urbanização crescente, o sedentarismo, dietas pouco saudáveis e a obesidade são os grandes responsáveis pelo seu aumento.

 

Atividade física coletiva

 

Os outros temas do “Saúde em Movimento” referem-se à alimentação saudável (incluindo aleitamento materno), saúde integral do homem (também infecções sexualmente transmissíveis), tabagismo e violência, entre outras abordagens de autocuidado. No local, podem ser realizados avaliação neurológica simplificadae rastreamento de câncer bucal.

Para completar a programação e tornar a manhã mais agradável e sadia haverá prática de atividade física coletiva e apresentação teatral, a partir das 9h.

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00