Início » Cheiros do Mundo

Cheiros do Mundo

by Portalagora

 

O mundo é visto, ouvido, apalpado, degustado, cheirado. Odor agradável, odor desagradável; mau odor, mau cheiro… Fedor, fetidez. Odor de rosas, de camélia, de gardênia, de perfume de mulher, de “perfume de gardenia que tiene tu boca”, do mel de tuas palavras. Cheiro de bebê depois do banho, cheiro do amanhecer, dos orvalhos da graça de Deus, cheiro de terra molhada, chuvinha manhosa xampu de Deus, cheiro de Natal, do “bom odor de Cristo”, do cheiro de santidade, do perfume de manacá-de-cheiro, do jasmim, de dama-da-noite.

Cheiro gostoso. Cheiro disso ou daquilo, cheiro das flores, das cores, tempero do mundo, afinação do mundo. Apesar de tanto ruído ambiental, de tanta música ensurdecedora, de tanta sujeira e poluição sonora, o mundo ainda é divinamente afinado. Afinado para quem tem narinas de aspirar o cheiro da brisa do mar e ouvidos de ouvir em intervalos, com acentos fortes e fracos, fracos e fortes, o ritmo das ondas, da respiração, do coração, da oscilação de um pêndulo, do ciclo das horas, do trotear dos cavalos, das marés, das fases da Lua, do ciclo menstrual.

Exala-se vapor, gás, odor, perfume. Um perfume de qualidade exala um aroma delicioso; um perfume vagabundo exala mau cheiro. Aspira-se “com delícia a aura impregnada de perfumes”. Combinando som e cheiro, soltam-se gemidos, inquietações, suspiros dobrados, beijinhos doces. Os sentidos externos interagem. Ora exalamos cólera, ira; ora não se exala a menor queixa. A árvore assassinada pela volúpia da motosserra responde com o cheiro de serragem fresca que perde a seiva do seu organismo. Um serrador lhe rouba o vigor, o viço, a força, a energia, a seiva, o sangue, o cheiro do fruto, das flores, das folhas, da vida. Para Jalaluddin Muhammad Rumi, no séc. XIII: “Se uma árvore pudesse mudar de lugar por meio de pés ou de asas, não sofreria a dor das serras ou os golpes do machado”. Sentir os cheiros e manter os canais abertos para o mundo. antonioliveira2011@live.com

 

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00