Início » Poupança volta a ficar atraente

Poupança volta a ficar atraente

by Portalagora

 

Jorge Guimarães 

A aplicação mais popular do país, a caderneta de poupança, volta após quase dois anos, a ganhar da inflação. A aplicação teve em outubro seu primeiro ganho real acima da inflação após 21 meses. O estudo foi divulgado pela consultoria Economática. A rentabilidade anualizada da poupança de 2016 foi de 8,33% contra 7,87% de inflação medida pelo IPCA. Desta forma, o ganho de poder aquisitivo do poupador foi de 0,43%. Em 2015, quem deixou seu dinheiro na poupança perdeu 2,29%. Com a inflação em queda, quem tem dinheiro na poupança vem conseguindo obter ganhos em seu poder de compra.

A poupança não proporcionava aumento no poder de compra desde janeiro de 2015. A última vez que isso aconteceu havia sido em dezembro de 2014, quando o rendimento da poupança aumentou o poder de compra dos investidores em 0,71%.

Ganhos

Os ganhos que não andavam lá essas coisas, voltaram a ficar atraentes porque os preços, na média, pararam de subir tanto. Assim o rendimento melhor ajuda o poupador a não perder poder de compra, o que é um incentivo a mais para economizar. Mas sempre lembrando quem, outros investimentos ainda são bem mais rentáveis que a caderneta.

— Estes números da poupança são relativos ao momento atual da economia e não tem garantia que o ganho sobre a inflação vá continuar. Aplicações como em Títulos do Tesouro Direto, Letras de Crédito Imobiliário e Agrícola, são algumas que ainda batem a tradicional Caderneta de Poupança  — avalia o especialista em Finanças, Célio Tavares.

Diversificar

E para quem quer ficar seguro perante as aplicações no mercado financeiro a dica é diversificar. 

Ainda segundo Célio Tavares, nunca se deve colocar todos os ovos em uma cesta só, sendo um erro imaginar que apenas as aplicações com renda variável estão sujeitas aos riscos. Investimentos de renda fixa também estão sujeitos aos riscos, garante ele.

—  A maneira mais segura de diluir riscos é a diversificação. Antes de tomar a decisão de investimento, procure saber mais sobre os diferentes tipos de investimento que o mercado oferece e identifique, dentro de suas necessidades e objetivos, quais são os investimentos mais indicados a você. Nenhum investimento é melhor o tempo todo — finaliza.

Poupadores

Por ser uma aplicação simples e sem limites de valores, a Caderneta de Poupança se tornou a queridinha da maioria dos brasileiros.

— Todo mês tiro uma certa quantia do meu salário, e coloco na poupança. Valor este que é variável dentro do meu orçamento e varia mês a mês. Estar mais ou menos, preparado para encarar qualquer emergência já é garantia de um sono mais tranquilo — comenta o mecânico Jonathan Silva.

Comprar sempre a vista passou a ser o método utilizado pela comerciária Márcia Santos.

— Quando quero adquirir alguma coisa, a primeira providência é colocar dinheiro na poupança. Daí quando tiver o valor do que eu preciso, saco o dinheiro e vou pechinchar, pois na compra à vista consigo um desconto maior e evito os juros — comenta.

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00