Início » Programa “Ensino Médio Inovador” vai selecionar uma escola local

Programa “Ensino Médio Inovador” vai selecionar uma escola local

by Portalagora

 

 

Terminou o prazo, ontem, para as escolas brasileiras confirmarem a participação no programa Ensino Médio Inovador(ProEMI), do Ministério da Educação (MEC). A adesão à iniciativafoi feita pelas secretarias estaduais de educação, que selecionaram as escolas participantes. Estas, terão apoio técnico e financeiro para a elaboração e o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras, depois de selecionadas.

Todas as 19 escolas públicas de Divinópolis que oferecem ensino médio foram inscritas no ProEMI, e uma delas será escolhida para o programa, que abre oportunidade para apenas 30 unidades em Minas, uma delas esperada para Divinópolis.

Segundo a assessora pedagógica da Superintendência Regional de Ensino (SRE), em Divinópolis, Nagete Aparecida Furtado Pedri, para a instituição escolar ser beneficiada pela seleção do MEC e receber recursos do programa,

— […] cada escola irá passar por um processo de avaliação rigorosa, que verificará se esta apresenta as condições necessárias para operacionalizar a proposta: localização, estrutura, capacidade de acolhimento de alunos, planos pedagógicos e corpo docente, entre outros requisitos da escola integral — informou.

 

Escola Especial

 

Em conversa com a reportagem, Furtado Pedri deu mais detalhes desse programa que, aos poucos vem sendo implantado no Brasil desde 2009 e, no próximo ano, em Minas Gerais.

As ações e atividades escolares se desenvolverão nos campos do acompanhamento pedagógico em língua portuguesa e matemática; de iniciação científica e pesquisa; do mundo do trabalho; de estrangeiras; da cultura corporal; artes; comunicação, uso de mídias e cultura digital; e do protagonismo juvenil.

A ideia central do EMI, explica a assessora da SRE, é o tempo maior na escola, na perspectiva da educação integral, quando vão se incorporando gradativamente as ações e atividades inovadoras. Há duas modalidadesde permanência na escola de grau médio, que serão de cinco a sete horas diárias.

 

Formação Integral

 

A edição atual do programa, de acordo com o MEC, está alinhada às diretrizes e metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e à reforma do ensino médio proposta pela Medida Provisória 746/2016.Segundo o MEC, para implementar a nova versão do programa serão investidos R$ 300 milhões. Pelas previsões, 7 mil escolas vão aderir ao Ensino Médio Inovador.

Em notícia, a pasta informa que essas escolas receberão apoio técnico e financeiro (Programa Dinheiro Direto na Escola/ PDDE), à medida que promovam a “disseminação da cultura de um currículo dinâmico, flexível, que atenda às expectativas e necessidades dos estudantes e às demandas da sociedade atual”.

— A formação integral dos estudantes e fortalecimento do protagonismo juvenil são as metas superiores da iniciativa, que devem ser atingidas por meio de atividades em educação científica e humanística, a valorização da leitura e da cultura, o aprimoramento da relação teoria e prática, da utilização de novas tecnologias e o desenvolvimento de metodologias criativas e emancipadoras – descreve o MEC. (FF)

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00