Início » “Novembro Azul” enfatiza autocuidado masculino como melhor meio de prevenção

“Novembro Azul” enfatiza autocuidado masculino como melhor meio de prevenção

by Portalagora

Da Redação

O mês de novembro, além da campanha “Novembro Azul” (de prevenção ao câncer de próstata) tem duas datas importantes, que servem à conscientização sobre tumores malignos: é o Dia C – Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele (sábado 26) – um tipo muito comum e muitas vezes negligenciado – e Dia Nacional de Combate ao Câncer (domingo 27).

Para o dermatologista Erasmo Tokarski, os cuidados preventivos são fundamentais para se reduzir a incidência desse tipo de câncer, que está entre os de maiores ocorrências no Brasil. Exposição solar exagerada e bronzeamento artificial são as principais causas.

Dicas de autocuidado
— Mesmo em casos mais simples, é importante ir logo a um profissional especializado. O câncer pode provocar lesões, geralmente nas áreas mais expostas do corpo, e gerar problemas estéticos, prejudicando a imagem e a autoestima do paciente — alertaTokarski.

Algumas dicas de autocuidado para quem se expõe muito ao sol envolvem o uso regular de filtro solar (a cada quatro horas); chapéus, óculos escuros, roupas com fator de proteção e guarda-sol. “Ir ao médico caso surjam pintas ou manchas suspeitas, que coçam, ardem, descamam, sagram ou mudam de cor e tamanho, e feridas que demoram mais de quatro semanas para cicatrizar” – é a principal recomendação do dermatologista.

Novembro Azul
Muitos dos leitores masculinos do Agora ainda não sabem que existe várias formas de prevenção e tratamento dos tipos de câncer típicos como o de próstata, de pênis e de testículo e os problemas cardiovasculares e urológicos. Por isso, muitas vezes, esses agravos são subestimados pelos homens. Segundo estudo do Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo (CRSH), cerca de 70% dos homens que procuram um médico são influenciados por familiares e mais da metade deles já tem doenças em estágio avançado.

Fatores de risco
O Instituto Nacional do Câncer divulga dados que indicam o câncer de próstata como o de maior incidência no mundo, com mais de 11,1 milhão de casos, atrás apenas do câncer de pulmão. Além dessas manifestações são mais comuns em homens os cânceres de intestino, estômago e fígado.

A idade, o histórico familiar e a cor da pele estão associados com os principais fatores de risco relacionados ao câncer de próstata. A ocorrência desse tipo de câncer é 1,6 vezes mais comum em homens negros e pode estar associada ao estilo de vida ou período relativo à descoberta da doença. Aproximadamente 25% dos casos diagnosticados possui incidência familiar e menos de 1% ocorre em homens com menos de 50 anos de idade.

Saiba mais
O médico urologista Cássio Vilela Faria, afirma que, na incidência de casos de câncer de próstata e tumores renais, há uma correlação com o tabagismo e a alimentação rica em gordura animal, o que recomenda uma mudança esses hábitos.

 — O controle da obesidade junto a uma dieta saudável constituem fatores que podem reduzir a chance de desenvolver essas doenças — alerta  

Para se informar com mais detalhes sobre cuidados preventivos e tratamentos há uma plataforma na internet chamada Doctoralia que pode contribuir com mais esclarecimentos. A plataforma proporciona espaço para tirar dúvidas, dar opiniões e encontrar o melhor profissional de saúde para atender as necessidades do usuário, incluindo endereços de Divinópolis e região.<http://www.doctoralia.com.br/pergunte-ao-especialista>

 

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00