Da Redação
Começaram, ontem, as inscrições dos interessados em trabalhar na rede estadual de educação de Minas, no ano que vem, em regime de designação. A última convocação ocorreu em 2014, quando mais de 740 mil inscrições foram recebidas. São as seguintes as funções a serem preenchidas: Analista de Educação Básica (AEB) – nas habilitações de Assistente Social, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Psicólogo ou Terapeuta Ocupacional; Analista Educacional/Inspetor Escolar (ANE/IE); Assistente Técnico de Educação Básica (ATB); Auxiliar de Serviços de Educação Básica (ASB); Especialista em Educação Básica (EEB) – Orientador Educacional ou Supervisor Pedagógico; e Professor de Educação Básica (PEB).
Novidades e mudanças
A novidade desta chamada é que os auxiliares de serviços de educação básica poderão realizar até três inscrições (antes era só uma). Outra mudança refere-se à contagem de tempo relativa ao período de 01/7/2014 até 30/06/2016, que será apurada pelo Sistema de Administração de Pessoal. Se o tempo indicado estiver correto, o candidato será dispensado da apresentação de documentação comprobatória, fazendo apenas a validação do resultado.
Fontes da Secretaria Estadual da Educação (SEE) avisam que, antes de iniciar o processo, o candidato deverá verificar se no município existe a função e modalidade de ensino para a qual pretende inscrever-se. Efetivada a inscrição, o candidato estará concorrendo às vagas existentes em todas escolas estaduais do lugar.
Período de inscrição
As inscrições poderão ser feitas até às 23h do dia 7 de dezembro, devendo o(a) candidato(a), primeiramente, acessar o site <www.designaeducacao.mg.gov.br> e se cadastrar, informando: nome completo, CPF, data de nascimento, telefone, e-mail, além de criar um “login” de acesso. Em seguida, é necessário entrar novamente no site para se inscrever. Ao candidato será possível corrigir as informações durante todo o tempo da inscrição, após o que será produzido novo comprovante com as alterações processadas.
Resultados em dezembro
A divulgação da classificação dos candidatos inscritos será realizada a partir do dia 15 de dezembro, pela internet, nas unidades de ensino e nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs).
Informações da Secretaria Estadual de Educação destacam que as normas de inscrição de designação para os exercícios das funções em Educação Profissional (cursos técnicos e curso Normal em nível médio), Conservatórios Estaduais de Música e Projetos/Programas autorizados pela SEE serão definidas em resolução específica.