Início » Controlar a ansiedade

Controlar a ansiedade

by Portalagora

Elismar José Alves

 Hoje farei resumo da obra do professor Michel Echenique, fundador da Nova Acrópole do Brasil, sobre o tema de como controlar a ansiedade, pesquisa esta fundamentada na filosofia à maneira clássica e nas Artes Marciais Filosóficas.

Primeiramente poderíamos dizer que a ansiedade cresce na proporção direta ao nível de expectativa. A primeira pergunta que poderia surgir aqui, seria como podemos viver sem expectativas.

O simples fato de querer obter coisas não deve ser considerado como um erro, pois todos querem conquistar algo, o que acontece é que as expectativas nos fazem imaginar um futuro desejado, e podemos começar a ver as coisas da forma que gostaríamos que fossem e não como são. Devemos imaginar as coisas como são, para poder nos preparar bem para elas.  

Existe, entretanto, uma forma de agir que a filosofia nos ensina que é ir direto às coisas e buscá-las. Não esperando nada em troca, simplesmente agindo.

Dentro do ser humano há uma dualidade muito forte. Uma parte que representa a esperança de que tudo ficará bem. Entretanto, existe outra parte que representa o medo das coisas e seus resultados.  Quem sabe lutar se alimenta das expectativas e espera que finalmente sua parte esperançosa triunfe sobre sua parte pessimista. A Expectativa seria sinônima de esperar.  Esperar que as coisas dessem certas e ao mesmo tempo agir para que isto aconteça.

Uma das fontes principais da ansiedade humana seria o instinto. Um indivíduo que não consegue controlar o seu instinto, a ansiedade tomará conta dele e crescerá à medida da expectativa do resultado esperado.

Estudar os filósofos antigos e suas propostas é de grande valia, porque eles detinham segredos em relação à questão da expectativa.  Todos coincidem na idéia de que é possível viver, agir e triunfar na vida sem expectativa.  Filósofos como Platão, Pitágoras, Marco Aurélio, Confúcio, Sêneca, tinham um pensamento em suas obras de que a ação deveria ser feita sem apego ao fruto, ou seja, a forma de fazer as coisas acontecerem, seria mais importante do que o resultado em si. 

O filósofo Sócrates dizia que um bom profissional, um bom artista ou aquele que sabe fazer alguma coisa bem não deve se preocupar com o resultado por vir, mas com a qualidade com que se realiza o trabalho.

Portanto, a falta de atenção fará com que a ansiedade surja. Quando falha a atenção sobre as circunstâncias em que se vive, a ansiedade penetra e se instala. Ansiedade aproveita-se das distrações para se instalar.

www-nova-acropole.org.br 

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00