Início » Inclusão de pessoas deficientes no mercado de trabalho é tema de seminário

Inclusão de pessoas deficientes no mercado de trabalho é tema de seminário

by Portalagora

Flávio Flora

Amanhã, às 14h, no auditório da Câmara Municipal de Divinópolis, acontece o segundo seminário sobre Inclusão da pessoa com deficiência e reabilitados pelo INSS, com envolvimento de várias entidades voltadas para este segmento.

Segundo o diretor regional da Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), com sede em Divinópolis, Júlio César dos Santos, trata-se de um desdobramento do primeiro encontro ocorrido em setembro, quando várias entidades e órgãos públicos se puseram em rede permanente de discussões para aperfeiçoar a política local para deficientes em Divinópolis.

Do grupo de trabalho participam representantes das gerências locais do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) e Sedese, da Superintendência Regional de Ensino (SRE-Div),Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência(CMPD), Associação dos Deficientes do Oeste de Minas (Adefom), Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE), Instituto Helena Antipoff, Escola Municipal “Raio de Sol”, e Unidade de Atendimento Integrado (UAI).

Trabalho e emprego
Segundo informe da gerência da Sedese, a Secretaria tem convênio com o MTPS para a execução da política de trabalho e emprego, com focona inclusão das pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho.

Diferentemente dos outros estados, a Sedese realiza um número bem maior de eventos, organizados por suas unidades regionais, como destaca Santos. O segundo seminário é outro desses, que vem completar os objetivos da mobilização iniciada em setembro, quando empregadores participantes se inteiraram da lei de cotas para PDC. O seminário desta quarta-feira vai reunir as pessoas com deficiências e suas famílias, para palestras e apresentações sobre benefícios e direitos.

— Outro objetivo deste evento é estimular a autoestima e oferecer orientações em relação a benefícios previdenciários, mercado de trabalho, créditos bancários disponíveis e outros direitos, abrindo espaço para a interação e participação com o público — complementa Santos.

Legislação favorável
Além dos direitos e deveres das pessoas com deficiência dispostos no estatuto próprio, há ainda vários outros atos oficiais que procuram minimizar as dificuldades destas pessoas. No seminário desta quarta-feira, abre-se uma oportunidade para esclarecimentos sobre dúvidas dos participantes.

A prioridade no atendimento, a lei de cotas (emprego e renda) e a promoção da acessibilidade (inclusive digital) das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida são algumas dessas medidas, que se somam às de passe livre no transporte urbano, aposentadoria, acesso aos benefícios do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e de Prestação Continuada para aqueles com impedimentos de longo prazo que podem impedir a participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

As quatro qualidades
Segundo o doutor sociólogo João Ribas, a lei das cotas não é suficiente para que as pessoas com deficiência tenham trabalho e emprego garantido, sendo importante também a pessoa mostrar que têm identidade profissional e quer ingressar no mercado de trabalho.

— Para que sejam profissionais de fato, é preciso que tenham as quatro qualidades atualmente mais desejadas pelas empresas quando recrutam e selecionam: potencial, competência, atitude e postura — revela Ribas, enfatizando que as pessoas devem demonstrar muito mais os seus alcances do que seus limites.

— Ultrapassar limites, procurar novas possibilidades, buscar o próprio desenvolvimento profissional, procurar novos desafios, ter o máximo de independência e autonomia possíveis, manter autoestima elevada, ter proatividade, querer que o trabalho realizado alcance resultados. Essas são as atitudes que provam que estamos incluídos no real mundo do trabalho e tornam as empresas confiantes para nos contratar — conclui Ribas, cadeirante, hoje responsável pelo Programa de Empregabilidade de Pessoas com Deficiência da Serasa Experian.

 

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00