Início » Venceu o melhor…

Venceu o melhor…

by Portalagora

Venceu o melhor…

 

Ninguém sequer piscou um olho em contraposição ao Campeonato Brasileiro, vencido pelo Palmeiras, no domingo. Desde o primeiro turno, o clube treinado por Cuca, que deu algumas boas alegrias à torcida atleticana, dava mostras da condição de chegar em primeiro lugar, mesmo não tendo grandes nomes no elenco.

 

… e mais eficiente

 

O Palmeiras, simplesmente foi o time mais eficiente do campeonato e ganhou em todos os quesitos, menos no número de gols, mas teve a defesa menos vazada, o que de certa forma altera o conceito de que a “melhor defesa é o ataque”. O Galo fez mais gols, mas teve a segunda defesa mais vazada e ficou em quarto lugar no campeonato, mesmo tendo um elenco, teoricamente melhor que o do Palmeiras. Futebol é paixão. Ninguém o compreende, por isso, os campos vivem cheios, mesmo com as notícias de jogos comprados, juízes de mau caráter e dirigentes idem.

 

Cuba libre…

 

A bebida, uma mistura de Coca Cola, Run, gelo e às vezes limão, caiu no gosto dos brasileiros tão logo Fidel Castro fez a sua terra voltar ao autoritarismo, depois de depor o caudilho Fulgêncio Batista, que havia transformado a ilha num grande cassino, dominado pela máfia americana.

 

..mas não livre

 

Filho de família poderosa, pai fazendeiro, Fidel somente chegou ao poder depois de conhecer o argentino Che Guevara, em Miami, de onde “bolaram” como desbancar Batista. Dois anos depois de uma sangrenta luta, onde muitos cubanos morreram, Havana foi tomada e Batista voltou aos Estados Unidos, depois foi para a Espanha, onde morreu aos 72 anos na cidade de Marbela.

 

De posse de Fidel…

 

Bonachão, acostumado a vida muito boa que sempre lhe foi proporcionada, Fidel prometeu iniciar a sua luta pela “independência cubana”, e que iria fazer o país voltar às origens. Realmente o fez, transformando-a em uma cidade pobre, um povo também muito pobre e que ficou parado no tempo. Hoje, depois de todos os percalços, os cubanos começaram a comprar computadores e celulares, após o irmão de Fidel colocar redes de “wi fi” em alguns pontos.

 

…não houve liberdade, mas…

 

Tudo limitado e controlado. Ninguém passa fome por lá, e o povo tem um estudo de alto nível, além de uma saúde de excelente atendimento, sem filas, sem qualquer novela. Só não tem liberdade, para ir, vir ou falar do presidente. Provavelmente seja isso que alguns políticos daqui, que foram apeados do poder recentemente também queriam.

 

Como estive lá…

 

Posso afirmar que o povo não é feliz. Os poucos que se arriscam a falar de suas vidas reclamam de tudo, menos da educação. Também não existe insegurança, qualquer pessoa pode andar a qualquer hora pela cidade sem ameaças, pois crimes de morte são raríssimos e pequenos roubos não existem, mesmo porque, depois de 20h, poucas pessoas se vêm no centro da cidade, a não ser no Malecon, uma espécie de construção, que não passa de uma proteção contra o mar. Por ali as pessoas se reúnem para conversar e pescar, nada mais. Isso acontece todos os dias e, aos sábados, o governo proporciona o chamado “canhonaço”, quando alguns tiros de canhão são disparados de dentro de um forte, localizado na parte mais alta da cidade.

 

No mais…

 

A cidade parece um lugar abandonado. São sete milhões de pessoas que saem muito pouco às ruas porque não há lazer, ou estão trabalhando para ganhar exatos 35 cucos, que tem o mesmo valor do dólar. Este é o salário mínimo pago ao engraxate, ao taxista, ao médico, ao dentista etc. Seria um bom lugar para comunistas convictos viverem, como o cantor Chico Buarque.  Só que ele preferiu Paris, onde possui um apartamento bem no centro da cidade.

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00