Pablo Santos
Os supermercados confirmaram a projeção e o faturamento cresceu em outubro, no confronto com setembro. Data tradicional como o Dia das Crianças elevaram as vendas dos supermercadistas do Centro-Oeste e do restante de Minas Gerais, de acordo com os dados do Termômetro de Vendas Associação dos Supermercadistas de Minas Gerais (Amis).
Conforme a pesquisa, o Dia das Crianças contribuiu para o resultado positivo.
— A expansão em outubro sobre setembro já era esperada pelo setor por se tratar de um mês com mais dias e tradicionalmente melhor em vendas — destacou a nota da Amis.
De acordo com a pesquisa, o faturamento do Centro-Oeste avançou 1,66% em outubro, frente ao mês anterior, depois de assinalar pequena queda de 0,57% em setembro no confronto com agosto.
O melhor desempenho de setembro para outubro foi para Região Central: 1,79%, acompanhado do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba (1,78%) e Zona da Mata (1,76%).
Três regiões de Minas Gerais apresentaram resultados menores na comparação com o Centro-Oeste. O Sul de Minas cresceu 1,63%, seguido do Norte/Nordeste (0,90%) e Rio do Doce/Jequitinhonha e Mucuri (0,71%).
No geral, a setor supermercadista mineiro registrou crescimento de 1,66% nas vendas de outubro em relação a setembro deste ano.
Mesmo mês
No acumulado do ano, de janeiro a outubro, também houve crescimento em Minas Gerais. De acordo com a Amis, o faturamento avançou 1,54% sobre o mesmo período do ano passado.
No entanto, na comparação de outubro de 2016 com outubro de 2015 o setor registrou queda de 3,97% nas vendas.
— A retração em outubro deste ano frente ao mesmo mês de 2015 foi considerada, até certo ponto, uma surpresa pelos supermercadistas pesquisados. Mas, ela é justificada pelo aumento do desemprego e pela redução do poder de compra do consumidor. No terceiro trimestre de 2015, o País tinha 9 milhões de desempregados (taxa de 9,8%) e neste ano são 12 milhões, ou uma taxa de 11,8% de pessoas desocupadas — explicou a nota divulgada pela Amis.
O setor deverá ter um crescimento real de 4,5% nas vendas em relação ao Natal do ano passado. Também durante o evento, a entidade revisou a projeção de crescimento para este ano, que passou de 0,50% para 1,8%.