Início » A caminho de Belém

A caminho de Belém

by Portalagora

Augusto Fidelis

 

Era domingo… chovia. Dezenas de pessoas chegavam ao mesmo tempo à porta do teatro, aflitas para adentrarem ao recinto, em busca dos melhores lugares. Pelo menos num momento, isso foi causa de discussão entre o segurança que recebia os ingressos e pais afoitos. No saguão, uma fila sinuosa serpenteava lentamente, para desgosto de quem se julgava digno de encontrar o caminho livre.

De dentro, Conceição Maciel, representante da empresa Gerdau, patrocinadora, e Lenir de Castro, produtora do evento, recebiam a todos com um sorriso. Assim foi a segunda noite de encerramento do Projeto Fazendo Arte versão 2016 com o espetáculo “O Boi e o Burro a caminho de Belém”, apresentado em duas noites no Teatro Municipal Usina Gravatá.

Havia a promessa de que a apresentação teria início pontualmente às 19h30min. Em Divinópolis, porém, isso é totalmente impossível. Depois da tolerância possível e das falas de praxe, observou-se silêncio na plateia. De repente, cheiro de incenso impregnou o ar. Muito oportunamente, quatro crianças, com turíbulos, passavam pelos corredores incensando o público, algo que contribuiu no enlevo do espírito natalino. Aparecem o Boi e o Burro, que passaram a desenvolver o enredo contido no texto de Maria Clara Machado, sob adaptação de Lene Pereira.

A partir do primeiro acorde do acordeom, música, dança e belíssimas interpretações de crianças e adolescentes se desenvolveram no palco e junto à plateia. A trilha sonora se alternava com músicas gravadas e ao vivo, interpretadas pelos atores, algo que se somou à belíssima iluminação.

O Projeto Fazendo Arte se desenvolve ao logo do ano, em várias escolas do município, tanto municipais como estaduais, patrocinado pela Gerdau, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Tem parceria da Prefeitura de Divinópolis e outras instituições, como a Cúria Diocesana. Vários profissionais são contratados para a tarefa: teatro, Lene Pereira; ballet e jazz, Juliana Madeira; violão, Rubens Mimoso e Sérgio de Castro; dança folclórica, Daniel Hermógenes; viola caipira, Samira Liana; flauta doce, Anderson Silva; teatro musical, Rubens Mimoso e Lene Pereira; percussão, Madelon de Lelis Silva.

E caminho de Belém, passaram os pastores e os carneiros, os reis magos e as rainha magas, enfim todos observados pelo Boi e o Burro que tardaram para reconhecer que o Menino Deus nasceria ali, na estribaria onde viviam. Os dois adolescentes que interpretaram o referido papel foram muito aplaudidos, por merecimento, assim como todo o espetáculo, simplesmente imperdível.  augustofidelis1@gmail.com

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00