Início » Conta de luz fica mais barata em dezembro

Conta de luz fica mais barata em dezembro

by Portalagora

Jorge Guimarães

A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz neste mês, será a verde, o que significa que não haverá cobranças extras para o consumidor. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o retorno da bandeira para o verde foi a condição hidrológica mais favorável, o que permitiu o desligamento das usinas térmicas mais caras.

No mês passado, a bandeira adotada foi a amarela, por causa da falta de chuvas, o que fez com que fossem acionadas termelétricas com custo mais alto, para garantir o suprimento de energia para o país.

Descuidar

De acordo com o superintendente de Regulação Econômico-Financeira da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Ronaldo Gomes de Abreu, apesar da boa notícia, a população não deve descuidar e parar de economizar energia.

— A aplicação da bandeira verde representa, sem dúvida, um alívio para o bolso da população e para o sistema elétrico nacional, mas o sistema de bandeiras tarifárias é uma inovação importante implantada pela Aneel desde o ano passado, que sinaliza para os consumidores quais são as condições de geração e, atualmente, elas são favoráveis — diz o superintendente.

Mas já tem gente seguindo as orientações de não se cuidar, e sempre economiza energia. Como é o caso da dona de casa Ivone Severiano e que confessa que a medida de economizar é pela falta de dinheiro mesmo.  

— Eu penso no meu bolso. Economizar é comigo mesmo, lá em casa saio apagando toda luz acesa. E banho tem que ser rápido também — avisa a dona de casa 

Economia

Para muitos, a notícia veio em boa hora, pois todos esperavam a bandeira vermelha, como anunciado ano passado. Mas ao contrário de anos anteriores, a primavera veio com chuva dentro do esperado e os reservatórios voltaram a crescer em seu volume. E este resultado já pode ser visto na Barragem de Cajuru, na vizinha cidade de Carmo de Cajuru.

— Com as chuvas que estão caindo, dentro do esperado para a ocasião, o nível de água da barragem de Carmo de Cajuru vem subindo a cada dia. No momento, tudo está tranquilo sem problemas e com expectativa de que com as chuvas do verão, que se aproximam, os reservatórios continuem a subir ainda  mais — avaliou o diretor técnico do Serviço Autárquico de Água e Esgoto de Carmo de Cajuru, Fábio Rabelo de Melo.

Usinas

Segundo dados fornecidos pela Cemig, os números estão satisfatórios e, a continuar neste ritmo, o consumidor pode ficar tranquilo. Em nota a empresa disse que  O reservatório de Cajuru opera com o nível de água em 58,40% de armazenamento, recuperando o nível em função das chuvas que tem caído na região. O menor armazenamento este ano foi de 12% no dia 5 de novembro e usina está com geração minimizada, em 2,3 MW (Megawatt), prossegue a nota.

 Ainda segundo a nota da Cemig, a usina hidrelétrica de Gafanhoto opera com geração de 3,5 MW de geração, com o nível de água em 69,53%,  em regime fio d’água, ou seja, seu reservatório não tem a função de estocar água no período chuvoso, pois opera praticamente em nível constante.

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00