Início » Sebrae Minas inaugura nova Regional

Sebrae Minas inaugura nova Regional

by Portalagora

Jorge Guimarães

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Minas inaugurou, na manhã de ontem, em Divinópolis,  a sua mais nova unidade de administração descentralizada,  a Regional Centro – Oeste e Sudoeste. A solenidade que aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) Regional Centro – Oeste, contou com a presença de presidentes de entidades de classes, empresários, prefeitos e membros da Fiemg, com destaque para seu presidente em Minas, Olavo Machado Júnior. E diante de autoridades, a nova regional nasce com o objetivo de dar suporte às ações em prol das micro e pequenas empresas (MPEs)  e microempreendedores individuais (MEIs)  de uma das mais importantes regiões do Estado, que abrange 86 cidades, distribuídas em cinco microrregiões que tem em Divinópolis sua sede, mais Formiga, Itaúna, Passos e São Sebastião do Paraíso.

População

Os municípios somam uma população de aproximadamente três milhões de pessoas, abrigando cerca de 20 mil empresas, 99% de pequeno porte, e quase 70 mil MEIs ocupados em vários segmentos como: atividades industriais (fundição e metalurgia, calçados, confecções, fogos de artifício), agropastoris (agricultura, avicultura e apicultura, pecuária, laticínios, reflorestamento), turísticas (represa de Furnas, Serra da Canastra, lagos, vales e montanhas), folclóricas (Congadas, Folias de Reis).

— Com certeza, a nova Regional vai auxiliar o desenvolvimento de milhares de pequenos negócios e microempreendedores individuais — avaliou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Júnior.

Para o gerente da nova Regional, Rodrigo Pereira, o trabalho a partir de agora será reforçado.

—  É uma nova oportunidade para estar mais próximo das micro e pequenas empresas. Aqui já existia o Sebrae, e com a instalação da Regional, vamos ampliar ainda mais o leque — definiu o gerente.

Microrregião de Divinópolis

Município mais populoso, com cerca de 230 mil habitantes, Divinópolis, é a sede da Regional e da microrregião que abrange 20 cidades e população global de 626 mil pessoas. De acordo com dados do Ministério do Trabalho/RAIS, a cidade possui cerca de 11 mil estabelecimentos formalizados, sendo 10,9 mil (99,1%) de MPEs. Este volume é dividido entre comércio (45%), serviços (33%), indústria (18%) e construção civil (4%). Na distribuição dos postos de trabalho, os segmentos, comercial e industrial quase se equivalem (35% e 32%, respectivamente) com 45,5 mil empregos formais, sendo 34,1 mil (71,8%) nas MPEs.

Sonho realizado

O presidente da Fiemg Regional Centro – Oeste, Afonso Gonzaga, lembrou a árdua batalha para concretizar o desejo de contar com uma Regional em Divinópolis.  

– A inauguração do Sebrae e da Sala do Empreendedor é a confirmação que estamos em uma região próspera. Há muito anos estamos trabalhando para concretizar este grande desejo de contar com uma Regional. Sabemos das dificuldades que enfrentamos, não só a região, mas o Estado e o país como um todo atravessa um momento turbulento. A Junta Comercial aqui significa que vamos buscar juntos, ações que possam valorizar o empresário e fortalecer nossas empresas — definiu Gonzaga.

Jucemg

No mesmo evento foi inaugurada a nova sala da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais que deverá estar ativa nos próximos dias. A Jucemg funciona na sede da Unidade de Atendimento Integrado (UAI), em parceria com a Prefeitura de Divinópolis. 

— Será um ambiente facilitador para o empreendedor, um espaço dedicado às empresas para ter conhecimento de tudo o que diz respeito ao empreendedor — informou o diretor de Integração da Jucemg, Marcos Araújo de Oliveira.

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00