Início » Concluída terraplanagem da ETE do rio Itapecerica

Concluída terraplanagem da ETE do rio Itapecerica

by Portalagora

 Flávio Flora

Os serviços de terraplanagem para construção dos terraços que irão receber as construções e os equipamentos da Estação de Tratamento de Esgoto do rio Itapecerica (ETE-Itapecerica) seguiram em ritmo lento e com poucos veículos operando, mas foi concluída no tempo previsto, início do verão, antes das chuvas.

Ontem, a reportagem visitou o local, repaginado pelo grupo Retrofort Funcionar (de Belo Horizonte), contratado pela empresa Divinópolis Saneamento (Divisa), e constatou a parada temporária.

A preparação do local envolveu a remoção e a recolocação de aproximados 40.000 metros cúbicos de terra, segundo estimativa do presidente do Divisa, Pablo Guimarães.

 

Próxima etapa

O engenheiro João Luiz de Oliveira – membro do Conselho Gestor Fiscal do empreendimento, responsável por acompanhar as ações relacionadas ao contrato do programa municipal com a Copasa – informa que em breve começarão as obras estruturais.

Pelo Programa de Saneamento de Divinópolis, ao todo e ao final de dois anos, serão implantados 74 quilômetros de redes interceptoras de esgoto ligadas às Estações Itapecerica e Ermida. Nesse programa, a previsão de gastos ultrapassa os R$ 240 milhões, considerado um dos maiores investimentos ambientais de Minas Gerais, no momento.

 

Crédito eleitoral

Não apenas o Jornal Agora observa com interesse o andamento dessas obras a serem concluídas em dois anos – conforme documento de 4-08-2016, junto da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento (Arsae).

Por ser um serviço de ampla repercussão social e forte valor eleitoral depois de pronto, a ETE Itapecerica será a estrela da campanha eleitoral de 2018, devendo ser capitalizada, à primeira vista, em nível local, pelo ex-prefeito Vladimir Azevedo (PSDB) e pelo deputado Fabiano Tolentino (PPS), em primeiro plano, e pelos dois federais, em segundo plano.

 

Fiscalizadores

Vladimir Azevedo dedicou dois mandatos para conseguir realizar essa sua meta política, que começou em seu primeiro governo, em 2009.

— Tudo o que hoje a Copasa executa não foi ela que construiu o projeto de concepção; nós é que o construímos. Isso porque nunca trabalhei na concepção de entregar o esgoto para a Copasa. Nós colocamos a Copasa em nosso projeto para que ela o executasse — afirmou o prefeito, perante autoridades da concessionária, presentes na inauguração do projeto, em 12 de setembro de 2016.

O outro interessado nas obras da ETE Itapecerica, deputado Tolentino, tem cumprido sua promessa, feita ao início da terraplanagem: pela segunda vez, no domingo último, visitou o canteiro para realizar uma “cobrança enérgica” e constatou que pouca coisa mudou, desde novembro, o que, de fato, já era esperado, segundo informações técnicas, devido ao período chuvoso.

 

Propaganda enganosa

Entretanto, o deputado Tolentino postou mensagem em rede social denunciando propaganda enganosa da Copasa, anunciando em outdoors obras não existentes, produzidas em maquete digital.

—Outdoors espalhados por toda cidade afirmam que 100% do esgoto coletado é tratado, o que não é verdade. E ainda induzem ao entendimento de que a construção da ETE Itapecerica já estaria pronta, mas é só uma maquete digital. Nós estamos de olho, fiscalizando a obra e fomos ao local para mostrar a vocês a realidade – protesta o deputado.

A reportagem vem recebendo demandas de moradores sobre várias dúvidas quanto à implantação da estação de tratamento do esgoto do rio Itapecerica. Nas redes sociais, as questões também são muito parecidas.

O cidadão Genesio Resende, por exemplo, faz uma observação sobre a ausência de emissários. Na sua visão, a estação vai ficar pronta e o rio continuará sendo poluído.

— Não adianta fazer estação de tratamento sem antes fazer os coletores de esgoto que cai no rio. Se a estação vai ficar pronta, os emissários já deveriam estar prontos. Pelo menos, no perímetro urbano do rio, já estaria despoluído — observa Resende.

Ao final desta primeira etapa das obras, espera-se que a empresa faça nova reunião com a imprensa e lideranças locais para prestar informações sobre o andamento do programa. Esse compromisso foi feito pelo superintendente operacional da Copasa, Maurício Pereira, no lançamento do projeto. (FF)

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00