Início » Espaço público se torna praça ecológica

Espaço público se torna praça ecológica

by Portalagora

Gisele Souto

Antes tomado por mato e lixo, hoje o espaço público entre as ruas Airton Senna, Berenice Dias e Peru, no bairro Santa Rosa, em Divinópolis, transformou-se em uma praça ecológica. A transformação foi possível graças ao trabalho conjunto da associação de moradores do bairro, e da ONG Lixo e Cidadania de Divinópolis, sempre ativa nas causas ambientais na cidade e que tem à frente Hélcia Veriato e Andréia Rabelo. Na construção da nomeada praça dos Ipês, foi utilizado o mínimo de cimento possível e matérias recicláveis.

O projeto busca retomar as relações entre os moradores, incentivando a prática de “sentar na praça” e a convivência em comunidade. O trabalho contou com o apoio dos alunos de psicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) como estágio curricular.

Construção
Todos os materiais utilizados na construção da praça foram adquiridos por meio de doações. Os trabalhadores responsáveis pela obra foram cedidos pela prefeitura, além de moradores do bairro e membros da ONG.

Todo o projeto foi desenvolvido e discutido entre os responsáveis em reuniões, nas quais moradores, membros da associação e integrantes da ONG discutiram questões ambientais, elaboraram o projeto arquitetônico da praça e dividiram funções.

Andréia Rabelo, uma das coordenadoras, explica que o projeto começou depois que moradores, por meio da associação, manifestaram o desejo de adquirir um espaço público para lazer. O mais gratificante, segundo ela, é que a população abraçou a causa e o que começou sem nenhum real ganhou força e apoio até a concretização da obra.

— A expectativa agora é que a praça seja usada e, principalmente, cuidada. A preservação da agora Praça dos Ipês também é fundamental — resume.

A iniciativa busca ainda, após sua inauguração, desenvolver atividades educativas, de recreação e promoção à saúde no espaço.

A inauguração está marcada para este domingo, 18, a partir das 8h, com um café comemorativo e a presença de moradores da região.

ONG
A Associação Lixo & Cidadania há anos realiza várias ações pela cidade. A preservação e os cuidados com o meio ambiente dominam as pautas dos projetos. Ontem à noite, a ONG realizou um seminário na Fiemg/Regional. Numa mesa-redonda, foram debatidas ações para uma sociedade mais sustentável. (Gisele Souto)

 

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00