Vencedores das eleições serão diplomados hoje

Flávio Flora

As eleições municipais deste ano revelaram dois fenômenos singulares nos poderes Legislativo e Executivo. Houve a maior renovação de novos eleitos ocorridas até esta data e o candidato majoritário obteve a maior votação da história política local.

Hoje, no Plenário Zózimo Ramos Couto, da Câmara Municipal, às 20h, eleitos em 3 de outubro último receberão diplomas de certificação conferidos pela Justiça Eleitoral aos vencedores: vereadores, prefeito e vice-prefeito, que vão gerir e fiscalizar o município até 2021, ou seja, durante a 23ª Legislatura.

Prefeito e vice
Nesta solenidade, a candidatura vitoriosa de Galileu Teixeira Machado com Rinaldo Valério, da coligação “Experiência e Trabalho por Divinópolis” (PMDB/PV/PDT/PMN) também receberá certificado da Justiça Eleitoral declarando a vitória majoritária da chapa.

O diploma da vitória nas urnas, além de oficializar os eleitos, configura que os candidatos tiveram suas contas aprovadas e que nenhum empecilho prevalece contra a sua eleição.

De saída
A renovação do Poder Legislativo Municipal atingiu perto de 71%. Apenas cinco dos 17 vereadores se mantiveram no cargo eletivo: Adair Otaviano e Delano Santiago, ambos do PMDB, Rodrigo Kaboja (PSD), Marcos Vinicius Alves (Pros) e Eduardo Print Júnior (SD).

Os vereadores bem votados, mas que não alcançaram a reeleição são: Edimil­son Andrade (PT), Edimar Félix (Pros), Careca da Água Mineral (Pros), Edimar Má­ximo (PHS), Nilmar Eustáquio (PP), Hilton de Aguiar (PMDB), Edmar Rodrigues (PSD), José Wilson Piriquito (SD), Rodyson do Zé Milton (PSDB), Adilson Quadros (PSDB) e Anderson Salame (PR).

Maiores bancadas
Esses vereadores serão substituídos pelos novos campeões de votos, com destaque para Ademir José da Silva (PSD), com 3.685, seguido de perto por Josafá Anderson de Oliveira (PPS), com 3.209, e por Cleiton Azevedo (PPS), com 3.023 votos. Os outros nove tiveram número de votos entre 2.896 (Marcos Vinícius) e 1.019 (Roger Viegas), dos dois do Pros.

As maiores bancadas, em representatividade, são as do PSD (agrupando 7.151 votos de três vereadores); do PMDB (6.621 também de três) e do PPS (6.232 votos de dois). As bancadas do Pros e do PEN também possuem dois membros cada uma, enquanto as do SD, PP, PMN, PDT e PSDB têm um membro cada uma.

Sem representação
Três partidos perderam representação no Poder Legislativo Municipal: PT, com a saída de Edimilson Andrade; PR, com a saída de Anderson Saleme; e PHS, sem Edimar Máximo.

Houve uma substituição na bancada do PMDB. Saiu Hilton de Aguiar, entrou Edson Sousa (veterano que volta ao batente); e um acréscimo na do PSD: saiu Edmar Rodrigues e entrou dois novos: Ademir e Janete Aparecida, que compõem com Kaboja a primeira bancada da casa.

Primeiras impressões
A partir de terça-feira da próxima semana, o Jornal Agora dedicará espaços especiais para apresentar o perfil de cada um dos 17 vereadores da Legislatura: gostos, filosofia de vida, projeto político, campo de atuação etc.

 3-02

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também