Início » Palmério Ameno lança primeira obra

Palmério Ameno lança primeira obra

by Portalagora

Jorge Guimarães

Palmério Ameno participou de noite de autógrafos, na quinta-feira, na Boutique do Livro, para lançar sua primeira obra. Aos 90 anos, em plena forma física, ele é o mais novo a integrar a coleção “Biblioteca Memorial do Centenário: Para Lembrar”, da Editora Capela. 

A solenidade foi prestigiada por nomes de peso, como a viúva de Petrônio Bax, Leda e a filha Simone, curadora do acervo do pai, além de outros nomes do cenário artístico e cultural.

Com prefácio de Maria Ângela Sena Rabelo, o livro é uma compilação das crônicas que ele escreveu no Jornal Agora e foram selecionadas por Osvaldo André de Mello. Nestes textos, ele compartilha com o leitor a riqueza de ver e rever aspectos desconhecidos do cotidiano histórico de Divinópolis. Em “Guardados da memória”, a vida de tantos cidadãos, no lugar de personagens, vincula-se à própria vida da cidade que cresceu e tornou-se a metrópole de hoje, com e por causa de sua gente.

Diálogo
Segundo Maria Ângela, a obra permite um retorno às memórias da infância e a leitura flui porque o escritor estabelece um diálogo suave, agradável com o leitor, a quem vezes inúmeras chama a viver a história, colocando-o a par de fatos íntimos até.

Dentre as 57 crônicas, o leitor pode se deliciar com histórias de Nagib Jurdi, do Trampolim do Divinópolis Tênis Clube, ou mesmo do Papagaio da zona boêmia, sem falar de relembrar as histórias envolvendo o Divinópolis Clube. Mas a preferida de Palmério é “O espetáculo vai continuar”, que conta a história da apresentação da peça “Baal”, de Bertolt Brecht, no Instituto de Educação e Cultural.

O lado escritor foi despertado pelo ator, diretor e escritor Osvaldo André de Melo e pela diretora de jornalismo do Agora, Sonia Terra, que ficou tocada com a sensibilidade dos artigos assinados por ele no Facebook.

– Sempre escrevi nas redes sociais e um belo dia o Osvaldo e a Sonia Terra me disseram para escrever para se fazer um livro com meus textos. E o incentivo não ficou somente nas palavras, ele veio em forma de convite para que eu passasse a integrar o time dos colaboradores do Jornal Agora, onde escrevo já há algum tempo. E com os casos e as lembranças, junto a algumas crônicas do jornal, surgiu o “Guardados na Memória”. E assim o livro traz uma gama de acontecimentos históricos e personagens de famílias tradicionais de Divinópolis — define Palmério.

Para a diretora de jornalismo do Agora, Palmério é um fenômeno.

— Um homem que nada mil e quinhentos metros diariamente, joga tênis e é bailarino clássico, tem muito o que nos ensinar. Tivemos a sorte de trazê-lo para o time de articulistas do Agora e hoje compartilhamos da alegria do lançamento do primeiro livro — diz Sonia Terra.

O livro pode ser adquirido na Boutique do Livro.

 

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00