Pablo Santos
Foi realizada, na quarta-feira, 21, no Centro Administrativo da Prefeitura de Divinópolis, a solenidade de renovação da frota de transporte coletivo da cidade. Foram apresentados 21 novos veículos adaptados. O prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo (PSDB), ressaltou várias ações relacionadas ao trânsito realizadas em sua gestão.
– Este é o coroamento de todo um projeto que nós fizemos para melhorar o serviço de transporte coletivo em Divinópolis e conseguimos. Instalamos mais de 300 abrigos nos pontos de ônibus da cidade, criamos a bilhetagem eletrônica, onde o segundo deslocamento paga meia tarifa e nos finais de semana é gratuito, colocamos quatro câmeras de segurança em cada ônibus, fomos uma das primeiras cidades do país a ter 100% de acessibilidade nos ônibus. Um dos pontos muito positivos é chegar agora a 80% da frota com veículos menos poluentes. Temos uma das frotas mais novas do Brasil, ambientalmente correta, segura, acessível e agora ainda entregamos mais um importante serviço ao usuário, que é o lançamento do aplicativo Fale Bus – disse.
Renovação
O diretor do Consórcio TransOeste, Felipe Carvalho, destacou a importância da renovação da frota.
– Mesmo em um momento de crise, de queda no número de passageiros de aproximadamente 20% neste ano, dificuldade econômica em todo o país, conseguimos investir na renovação da frota para manter as condições contratuais. Temos uma das frotas mais novas do país e agora, com estes 21 novos ônibus, nós temos hoje 80% da frota com a tecnologia Euro5, que emite menos partículas de poluição – afirmou.
Durante a solenidade também foi lançado oficialmente o aplicativo “Fale Bus”, programa de relacionamento que tem como objetivo aproximar os usuários do consórcio.
– Esse é um aplicativo que o usuário pode baixar nas lojas oficiais de aplicativos e, por meio dele, pode ter acesso aos horários de todas as linhas de ônibus na palma da mão. Vamos lançar, também em breve, a versão off-line deste aplicativo, que é uma reivindicação dos próprios usuários. Temos ainda o site, que o usuário tem as mesmas informações do aplicativo e ainda a possibilidade de registrar alguma reclamação ou sugestões e ainda oferecemos um número de WhatsApp para também prestar atendimento ao usuário. Os usuários já estão utilizando o WhatsApp e através deste atendimento poderemos melhorar nossa prestação de serviço – informou Felipe Carvalho.
Luciano Zeferino Saldanha presidente da Associação dos Deficientes do Oeste de Minas (Adefom) destacou o transporte adaptado.
– O transporte coletivo adaptado, para muitos, é apenas um transporte, mas, para nós, para as mais de seis mil pessoas com deficiência que represento pela associação, vejo como dignidade. Andei muito no transporte coletivo quando ainda não era adaptado e eu sempre tinha que contar com um amigo, que me colocava no primeiro banco do ônibus, e colocava também a minha cadeira fechada perto de mim, de certa forma, era constrangedor, porque a cadeira atrapalha o pessoal a descer, mas, hoje, graças a Deus, tenho muito que agradecer e dizer que temos um sonho realizado termos 100% de transporte coletivo adaptado – completou.
A solenidade ocorreu no espaço de eventos do 5º andar e contou com a presença de 70 pessoas, entre elas o vice-prefeito Rodrigo Resende; os atuais vereadores e Adair Otaviano, Edmilson Andrade e Hilton de Aguiar; os vereadores eleitos Ademir José da Silva, Josafá Anderson de Oliveira e Sargento Elton Geraldo Tavares; o secretário de Trânsito e Transportes, Dreyfus Bueno Rabelo; a secretária de Educação, Rosemary Lasmar; o diretor de Trânsito e Transporte Afonso Salgado dos Santos; o diretor da PRP, Paulo Bocca; Major João Romeu Mendonça; e Capitão Ricardo Carvalho, representante dos comandantes da 7ª Região de Polícia Militar e do 23º Batalhão; e Denise Coronado, representando o presidente da Acid, Leonardo Santos Gabriel.