Início » Cruz de Todos os Povos será uma das maiores do mundo

Cruz de Todos os Povos será uma das maiores do mundo

by Portalagora

Jorge Guimarães

Cerca de cem pessoas compareceram à solenidade de lançamento da pedra fundamental da Cruz de Todos os Povos, que será erguida no Morro da Gurita, em Santo Antônio dos Campos. Trata-se de uma cruz luminosa, uma das maiores do mundo, com uma estrutura de mais de 70 metros.

A cerimônia começou com o plantio de oito mudas de pau-brasil. Em seguida, foi composta a mesa da cerimônia, com a presença do bispo de Divinópolis, Dom José Carlos; bispo emérito, Dom José Belvino; procurador do Patriarcado de Antioquia dos católicos sírios na Santa Sé, no Vaticano, Monsenhor George Masri. A mesa teve também as presenças do prefeito Vladimir Azevedo (PSDB) e do prefeito diplomado, Galileu Machado (PMDB). Fechando a mesa, o pastor José Roberto, da Igreja Presbiteriana de Divinópolis; e Paulo Miranda, do Serviço Diplomático Brasileiro.

Após as falas das autoridades que compuseram a mesa, foi depositada, dentro de uma urna, uma Cápsula do Tempo, com fotos e jornais que noticiaram sobre a Cruz de Todos os Povos. Esse recipiente será aberto no ano de 2062, quando a cidade de Divinópolis completará 150 anos de emancipação política.

Monumento de fé
Galileu Machado afirmou que foi uma manhã de grande importância para a cidade e também disse que já imagina as grandes romarias que visitarão a Cruz. Na oportunidade, o prefeito eleito também parabenizou os idealizadores, por erguerem na cidade um monumento de fé.

– Esta é uma manhã muito importante para nós, católicos, porque será erguida em nosso município a terceira maior cruz do mundo, denominada Cruz dos Povos. Posso até imaginar o movimento e as romarias que virão a este local em demonstração de fé. Estou ainda sob impacto de minha eleição a prefeito deste município, mas hoje não há vencedores nem vencidos, hoje existe tão somente todos por uma Divinópolis melhor, mais humana, mais digna e melhor para se viver – vislumbrou o próximo prefeito.

Lado a lado
Em tom conciliador, Galileu se colocou à disposição dos idealizadores para ajudar no que for preciso.

– Logicamente que, na qualidade de prefeito, estarei à disposição dos idealizadores deste monumento para ajudá-los dentro daquilo que me for possível. E que esta Cruz dos Povos, a terceira maior do mundo, possa trazer paz, tranquilidade e movimento em nossa cidade, que anda carente destes acontecimentos. Reafirmo: na qualidade de prefeito, me coloco à disposição para fazer tudo aquilo que for possível, que sejamos felizes e precisamos fazer essa Cidade do Divino voltar a sorrir e assumir seu lugar no cenário do Brasil – afirmou Galileu.

Escolha
Já o bispo de Divinópolis Dom José Carlos, quando questionado sobre a escolha de Divinópolis para receber o monumento, citou vários acontecimentos.

– Os contatos já estão sendo feitos há alguns anos e foram se juntando vários sinais ao longo deste tempo. Fatos como o município ser a “Cidade do Divino”; o coração do Centro-Oeste ser bastante religioso; e mais ainda que, conforme uma fotografia aérea mostra, a geografia da cidade é semelhante ao desenho de uma pomba. Enfim, foram associados vários sinais que, somados, levaram a decidir por Divinópolis – detalhou o bispo.

Dom José Carlos também falou da satisfação de Divinópolis receber a Cruz de Todos os Povos.

– Receber tamanho monumento é motivo de alegria, não por ser uma cruz de proporções diferenciadas, mas porque é a cruz, a cruz de Jesus. E só esta cruz que tem sentido para nós, de modo que, olhando para ela, nos lembremos de Deus, nos lembremos do amor de Deus. Somos a terceira cruz depois do Líbano e México e ela haverá de dar a identidade marcadamente católica cristã de nossa região – finalizou.

Veja também artigo especial do historiador Flávio Flora sobre o assunto: http://www.agora.com.vc/noticia/outro-milagre-da-ermida-dos-campos/.

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00