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ZOOMP

by Portalagora

BLOCO DE MODA

 Wagner Penna

   

A notícia fashion deste final de ano foi o anúncio de que a marca Zoomp pode voltar ao mercado – mantendo o estilo que a fez famosa até os anos 1990. Parece que um acerto amigável entre o novo dono, o famoso Turco Loco (que é dono da Cavalera), e o antigo proprietário da Zoomp, Renato Kherlakian, permitirá o retorno da ex-poderosa grife de jeans. Assim como outras, ela teve muitas dificuldades de mercado com a chegada das marcas estrangeiras e mudanças radicais no perfil do consumidor brasileiro. A ideia é reforçar o estilo de antes, numa espécie de nostalgia-fashion renovada. Inclusive com o famoso raio da logomarca. Uau!

 

MINAS TREND

 

As primeiras notícias de vendas dos estandes para a Minas Trend (4 a 7 de abril, no ExpominasBeagá) são pra lá de boas. Principalmente no quesito vestuário – que é o mais forte da feira.  Iniciadas neste mês de dezembro, vários contratos já foram fechados e outros tantos estão na lista de espera. Tudo isso demonstra a confiança do mercado de confecções no salão de vendas de moda mineiro – considerado o melhor em negócios do país. Pelo andar da carruagem, os espaços estarão todos vendidos logo, isto é, em janeiro.

 

NOIVAS

 

A moda tem seus caprichos – às vezes inexplicáveis. Pouca gente sabe, mas os espanhóis são os campeões mundiais em vendas de vestidos de noivas em todo o mundo. Como se não bastasse serem donos da maior cadeia de lojas fast-fashion do mundo, a Zara, também dominam a cena nos vestidos para o Dia D das moças casadoiras. Tudo por conta da marca Pronovias (sediada em Barcelona), que tem 150 lojas espalhadas pelo mundo e 4.000 pontos de vendas. Existe desde 1922 e já vestiu atrizes (como Elizabeth Taylor) e princesas (de Monaco) com seus modelitos na hora do sim. Diz que uma entre 10 noivas “poderosas” do mundo, usam o estilo espanhol.

 

VAIVÉM

 

 * A nota triste da moda mundial, neste final de ano, foi a morte da editora da Vogue Itália, Franca Sozanni – depois de um longo período doente. Considerada a edição mais inovadora (fotos bacanésimas e editoriais corajosos) de toda a rede Vogue, tudo era comandado pela frágil, porém determinada, loura. Uma pena.

 

*** Fim de ano, tempo de balanço fashion. No Brasil, a coisa mais importante foi o anúncio das novas datas da São Paulo Fashion Week em 2017 (adiantaram os desfiles para entrar no pique do see now, buy now, criado pelos americanos). O evento é a referência no calendário fashion brasileiro. Na cena mundial, foi a consolidação do estilo Vêmements com seu estilista Demna Gvasalia (adota modelagem super-ampla) e que colocou a moda de ponta-cabeça

 

*** O jovem empresário Alexandre Birman desponta como o melhor empresário do setor de moda do país. Mesmo na crise deste ano, fez o grupo Arezzo crescer 10%. No ano que vem, estima o mesmo percentual – mas com o detalhe de ser puxado pela sua presença internacional, principalmente nos EUA. Isso é um feito inédito na trajetória da moda made in Brazil. A empresa nasceu em Minas e é motivo de orgulho para nós ***

 

 

PONTO-FINAL

 

A coluna se integra ao espírito fraternal do fim de ano e deseja a todos um 2017 cheio de realizações. Que as coisas melhorem para todo o país e que 2016 fique bem longe na nossa lembrança – porque não foi fácil. Amém!

 

 

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