Início » Sem renovação dentro do prazo, estudantes podem perder Fies

Sem renovação dentro do prazo, estudantes podem perder Fies

by Portalagora

Rafael Camargos

Os estudantes que fizeram a renovação não simplificada do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm até hoje, 29, para entregar, no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal (CEF), o Documento de Regularidade de Matrícula (DRM) emitido a partir de 25 de novembro e que esteja com o prazo de comparecimento ao banco expirado. Caso o benefício não seja renovado, o aluno pode perder o financiamento.

No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao agente financeiro para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é feita a partir da validação do estudante no sistema.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorrogou a validade dos Documentos de Regularidade de Matrícula devido a problemas ocorridos na rede bancária.

Já o prazo para renovação de contrato do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) termina na sexta-feira, 30. Inicialmente, o prazo terminaria no dia 31 de outubro, mas foi estendido duas vezes pelo FNDE.
Segundo o presidente do FNDE, Silvio Pinheiro, os problemas apresentados na semana passada no aditamento junto aos bancos já foram resolvidos.

— Quem procurou os agentes financeiros e não conseguiu fazer o aditamento na semana passada pode se dirigir novamente às instituições financeiras, porque os gargalos já foram todos solucionados. Mas é preciso comparecer logo e não deixar para a última hora— esclareceu.

Os contratos do Fies precisam ser renovados todo semestre. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas faculdades e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no Sisfies.

O que levar na renovação?
De acordo com o técnico bancário Giovani César da Silva, responsável pelo Fies em uma das agências bancárias da Caixa em Divinópolis, os contratantes do serviço devem apresentar a documentação retirada na faculdade e documentos pessoais para validar a renovação.

— Os interessados têm de trazer o DRM, documento que a faculdade disponibiliza para validar o procedimento, além de documentos pessoais, comprovante de renda e o contrato do Fies. Caso o contrato tenha fiador, é necessária a presença dele, e ele também deve apresentar os documentos pessoais. Se no contrato estiver especificada a renda, o aluno deve trazer na agência os três últimos contracheques. Fiador casado também deve apresentar os documentos. A renovação pode ser feita em qualquer agência das 11h às 16h — explicou.

Giovani completa dizendo que, sem a renovação, os estudantes correm o risco de perder o benefício, uma vez que o prazo já foi prorrogado.

— Não tivemos nenhuma orientação com relação a nenhum adiamento, então, dessa forma, os contratos que não forem aditados nesta semana serão dados como encerrados — finalizou.

Estudantes
A estudante de biomedicina Lorena Gabriela de Oliveira preferiu se antecipar e está tranquila quanto a essa situação. Ela renovou seu contrato com o Fies em novembro.

— Já fiz o meu e estou dentro do prazo. Eu fiz o procedimento logo que saiu, no mês de novembro, pela internet — concluiu. 

 

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00