Início » Corrida sucessória na Câmara movimenta vereadores e prefeito eleito

Corrida sucessória na Câmara movimenta vereadores e prefeito eleito

by Portalagora

Flávio Flora 

Mesa da Câmara já tem uma chapa fechada, mas tudo pode mudar de hoje até domingo. Observando o campo de provas, percebe-se dois grupos disputando a presidência da Câmara Municipal e cargos na Mesa Diretora, composta de presidente e primeiro-secretário, titulares, e vice-presidente e segundo-secretário, como substitutos nas eventualidades.

O vereador eleito Rodrigo Kaboja (PSD), atual presidente da Câmara, reuniu um grupo em torno de Eduardo Print Jr. (SD), nesta semana, para compor uma chapa concorrente. O grupo tinha Print Jr. como presidente; Sargento Elton Tavares (PEN) como vice; Kaboja como primeiro-secretário; e Zé Luiz da Farmácia (PMN) como segundo-secretário. Este último foi eleito pela coligação “Experiência e Trabalho por Divinópolis”, de Galileu Machado, composta pelo PMDB, PV, PDT e PMN.

Chapa 1

Ao anunciar a chapa “Unidos por Divinópolis”, aquecendo a corrida sucessória, Kaboja registrou, com fotos e publicação em sua página do Facebook, os novos vereadores que supostamente estariam apoiando essa composição: Cesar Tarzan (PP), Renato Ferreira (PSDB), Roger Viegas (PROS), Janete Aparecida (PSD), Cleitinho Azevedo (PPS) e Nêgo do Buriti (PEN).

Na tarde desta quinta-feira, após novas discussões, houve troca de integrantes, reformando a composição: na presidência, Sargento Elton Tavares (PEN); na primeira-secretaria, Cleitinho Azevedo (PPS); na vice-presidência, Eduardo Print Jr. (SD); e na segunda-secretaria, Zé Luiz da Farmácia (PMN). Esta chapa foi registrada no protocolo da Câmara, ao final da tarde.

Chapa 2

Uma segunda chapa veio sendo “trabalhada” nesta semana, mas pouco se sabe dela. As conversações prosseguem com muita reserva, como estratégia política, enquanto a formação do grupo definitivo passa pela apreciação do prefeito eleito. Ele tem o interesse de que a Mesa lhe seja ao menos simpática e que possa atuar em harmonia, especialmente neste momento de crise financeira do município, segundo revelou à reportagem.

Os vereadores que estão discutindo a formação de uma chapa “forte e coesa” alinhada com o prefeito eleito são: Adair Otaviano (PMDB), Ademir Silva (PSD), Dr. Delano Pacheco (PMDB), Edson Sousa (PMDB), Josafá Oliveira (PPS), Marcos Vinícius Alves da Silva (PROS) e Nonato Ferreira (PDT). Fonte ligada a este grupo não acredita que Zé Luiz da Farmácia (PMN) seja “dissidente”, nem que Janete tenha dado apoio incondicional ao outro grupo.

Prefeito corre

A reportagem conversou Galileu Machado, enquanto se encaminhava para mais um dia de preparativos da sua equipe, coordenada pelo presidente do PMDB municipal, Fausto Barros. São os ajustes finais para assumir “um novo tempo para Divinópolis, enfrentado com disposição e experiência”, conforme destaca.

— Estamos num trabalho incansável com uma equipe de transição muito boa e ágil. E estamos com vantagem, pois estamos fazendo em 15 dias o que normalmente se gastaria um ou dois meses — comentou.

Sobre seu secretariado e auxiliares diretos, cujos nomes ainda não foram divulgados oficialmente, ele disse que o quadro ainda está em formação e que ele prefere anunciar a equipe “de uma vez só”, o que pretende fazer no dia da posse ou no mais tardar no início da próxima semana.

Prosperidade

A reportagem insistiu com Galileu para falar sobre a Mesa da Câmara, mas ele não quis prosseguir com o assunto, afirmando que “esse momento que antecede a eleição da Mesa muda muito em questão horas” e não há como dizer quem vai ser, até a votação pública, no dia da posse. – Pode haver surpresas; sempre há – ressalta Galileu, que completou: 2017 vai ser um ano de muito trabalho, mas também de muitas alegrias pelas conquistas. Tenho muita fé que vai ser assim. Vamos trabalhar para Divinópolis voltar a crescer.

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00