Flávio Roberto Pinto
O engenheiro agrônomo Galileu Machado (PMDB) tomou posse na tarde deste domingo, 1º, para o seu quarto mandato (2017 a 2020) como prefeito de Divinópolis. Durante a sessão solene, no ginásio do Estrela do Oeste Clube, prometeu um “governo do povo para o povo”. Os 17 vereadores eleitos também tomaram posse.
– Hoje, indiscutivelmente, é um momento memorável para mim. Pela quarta vez, volto a dirigir os destinos da minha Divinópolis querida, terra que me viu nascer – declarou Galileu no início de seu discurso.
O peemedebista atribuiu seu quarto mandato ao fato de ter administrado bem nas suas gestões anteriores. Disse que, em seu mandato, a cidade chegou a ser a 5ª melhor para se viver no país e que hoje está em 33º lugar, mas não citou em qual ranking.
Galileu lembrou os 58.443 votos que recebeu e disse que acredita que seriam mais, se não fossem as circunstâncias levantadas contra ele. Ressaltou que volta com “vigor e entusiasmo” a comandar a Prefeitura.
– Farei um Governo do povo para o povo, conforme determina a Constituição Federal – ressaltou Galileu, que prometeu governar com “mão forte, altivez e muita transparência”.
Cidade falida
Para o novo prefeito, o atual decreto municipal de calamidade financeira significa dizer que está recebendo a cidade falida ou à beira da falência. Citou salários em atraso e servidores desmotivados, cidade suja e abandonada, obras a terminar, bairros abandonados, estradas rurais em mau estado de conservação, entre outros itens. Porém, destacou que tem “saúde, competência e experiência” para resolver esses problemas, com apoio da equipe de governo e dos servidores municipais.
Disse ainda ter pesquisas que mostram que ele é o prefeito que mais obras realizou em Divinópolis, o que lhe valeu o título de “prefeito das pontes”. No entanto, considera injustiça dizer que só fez pontes e enfatizou que construiu também escolas, postos de saúde, iluminação, pavimentação de ruas e outras.
“Não sou corrupto”
Em seu discurso, Galileu falou ainda dos processos pelos quais responde.
– Não sou corrupto. Tenho processo administrativo, não por corrupção. Tanto que já me eximi de quase todos eles – declarou o prefeito empossado.
O peemedebista pediu a colaboração dos moradores de Divinópolis para fazer uma administração melhor do que as suas anteriores.
Demais empossados
O vice-prefeito Rinaldo Valério também foi empossado e assumirá pela segunda vez esse cargo.
Tomaram posse ainda os vereadores: Adair Otaviano (PMDB – eleito presidente da Câmara para os dois próximos anos), Ademir Silva (PSD), César Tarzan (PP), Cleitinho Azevedo (PPS), Dr. Delano (PMDB), Edson Sousa (PMDB), Eduardo Print Júnior (SD), Janete Aparecida (PSD), Josafá (PPS), Marcos Vinícius (PROS), Nêgo do Buriti (PEN), Raimundo Nonato (PDT), Renato Ferreira (PSDB), Rodrigo Kaboja (PSD), Roger Viegas (PROS), Sargento Elton (PEN) e Zé Luiz da Farmácia (PMN).
