Início » Deputado reage a decreto que atrasa a ETE Itapecerica

Deputado reage a decreto que atrasa a ETE Itapecerica

by Portalagora

 

Flávio Flora

 

A concessão de mais nove anos, além dos dois pactuados em agosto de 2016, eleva para 11 anos o prazo para que as obras e as instalações da ETE Itapecerica estejam prontas, testadas e em operação, o que a nova estipulação remeteu para 2027, conforme Decreto 12.375/2016.

O deputado estadual Fabiano Tolentino (PPS), a quem compete, politicamente, no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado, fiscalizar os contratos e os convênios do Estado com os municípios, foi ouvido pela reportagem sobre esse alargamento dos prazos e as consequências para a qualidade de vida da cidade.

— Estamos sendo extorquidos por esse decreto que só beneficia a Copasa, que não cumpriu nada até agora e presta um serviço de péssima qualidade. Não podemos aceitar essa aberração jurídica, esse decreto unilateral que prejudica a população de Divinópolis, o nosso meio ambiente e o rio Itapecerica, que morre a cada dia e não vê, nem de perto, sua salvação — analisa Tolentino.

O deputado afirmou que a suspensão da tarifa de esgoto, “até que o esgoto esteja 100% tratado”, é sua principal luta por Divinópolis.

— Não podemos aceitar acordos inescrupulosos, que fazem com que empresas levem vantagens sobre a população, só para atender os interesses pessoais de pessoas que não querem o bem comum — dispara o deputado Tolentino.

 

Repúdio geral

 

A publicação do Decreto 12.375, nesta segunda-feira, surpreendeu a população urbana ocupando boa parte dos comentários nas principais redes sociais, que expuseram seus protestos e repúdios contra a decisão do ex-prefeito Vladimir Azevedo que teria sido baseada nas situações fáticas apresentadas pela Copasa.

– São mais nove anos de espera pelo fim da poluição do Itapecerica – disse um ambientalista em uma rede social.

– A concessionária não presta o serviço que o povo divinopolitano merece e pelo que paga – escreveu outro internauta.

– É um abuso de tolerância – afirmou um conhecido radialista.

– O divinopolitano continuará pagando para a Copasa continuar sendo a maior poluidora do rio Itapecerica (?) – questiona um morador do centro.

 

Outros lados

 

A reportagem procurou saber do prefeito Galileu Machado (PMDB) se manterá essa mudança no contrato com a Copasa, mas não obteve resposta. A nova administração diz que ainda está em fase de instalação e somente na próxima semana irá se pronunciar.

Em relação à concessionária Copasa, o Agora tem suas páginas abertas para ela justificar perante a opinião pública os motivos e os argumentos que a levaram ao pedido de prorrogação.

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00