Num lugar onde só cabem três pessoas, você coloca 14. Elas têm de dormir, tomar banho, fazer necessidades normais, descansar, tomar sol, comer, conversar, etc. Imagine, então, a vida de quem está num cubículo de 12 metros sendo obrigado a fazer tudo isto! Pois é, se não é nada bom ter um parente, um amigo morto, assaltado ou maltratado, também não é dando um tratamento desse a quem nos fez mal que irá resolver o problema. Tudo indica que a situação só pode piorar.
O Amazonas está aqui
A cadeia no Amazonas que resultou em pelo menos 60 mortes, no motim que foram obrigados a realizar, dá a impressão de que é melhor morrer do que continuar levando uma vida assim. Mas, se você pensa que a situação lá é muito ruim, ou que só acontece com os estados do Nordeste ou do Norte, convém fazer uma visita à Floramar, ali no Distrito Industrial, pois lá a situação não é muito diferente. Se acenderem um pavio, o fogo se alastra, tem gente demais em alguns espaços estratégicos. O certo é que a matemática dos governantes nunca fecha, principalmente quando se fala em prisioneiros. Estes precisam, sim, cumprir suas penas, mas não de forma selvagem.
De helicóptero é melhor
O governador Pimentel acha que não fez nada de errado em pegar o helicóptero do palácio e dar um pulo em Escarpas para passar o dia com o querido filho, que havia tomado umas na passagem de ano. Ele não está nada errado, apenas seguindo a cartilha do político tradicional, que mama em todas as tetas disponíveis. Ou ele é realmente burro ou sua assessoria não está com nada. Como pode, um cara atolado até o pescoço com um processo que pode lhe custar o mandato e um lugar na carceragem de Curitiba, aparecer de forma tão insólita em toda a mídia nacional?! Nada contra ao descanso governamental, mas precisava usar o avião do governo com todas as mordomias?
Claro que não
A esta altura, alguém do MP ou algum deputado já deve estar articulando alguma medida para que Pimentel explique, se houver jeito, esta história. O governador tem direito, sim, a transporte, e isso está previsto em lei, mas somente em deslocamentos oficiais. E ir passar o dia junto com o filho e os amigos não parece ser uma agenda que se possa chamar de oficial. Ele terá, além dos muitos que já acumula, trabalhos pela frente. O TSE está a um passo de tirar da Assembleia o direito de vetar o processo contra o governador. E o cara fazendo bobagens!
Boas e ruins
Os tempos definitivamente mudaram para as montadoras de veículos, que mais e mais tentam melhorar a qualidade dos veículos que produzem, só que está faltando compradores. A redução está provocando um alvoroço no meio automobilístico, que já não sabe o que fazer, pois aquelas isenções que conseguiram nos governos do PT, para que os carros tivessem um melhor preço, já não serão mais possível. Assim, diminui-se a produção, fazem acordos de férias e quem tiver um pouco de paciência, verá promoções mirabolantes. Enquanto isso, apenas porque o dólar melhorou frente ao real, houve uma boa diferença entre a exportação e a importação de produtos. Mesmo assim, não foi nada bom, pois o país exportou bem menos que no ano anterior, só que comprou menos ainda, daí o lucro que, aliás, não serve para nada.