Início » Agora na Câmara: Perfil da vereadora Janete Aparecida

Agora na Câmara: Perfil da vereadora Janete Aparecida

by Portalagora

Flávio Flora

 

A vereadora Janete Aparecida Silva Oliveira (PSD), 41 anos, bacharel em Direito, casada com Reginaldo Ladir de Oliveira, tem três filhos: Guilherme (14 anos), Leonardo (11) e Otávio (7).

Janete Aparecida (seu nome parlamentar), eleita para o cargo de primeira-secretária da Mesa Diretora, define-se como uma pessoa muito séria, mas bem tranquila.

– Lido muito bem com as pessoas; tenho sempre um sorriso estampado, mas sou muito rigorosa e determinada também – declara.

Para ela, entre os piores defeitos do ser humano, está o “oportunismo, que só quer levar vantagem sobre as pessoas”.

Refletindo sobre si mesma, ela disse que seus principais defeitos são:

– Sinceridade, o discorrer muito sobre as coisas (vou me controlar mais!) e, nas minhas determinações, sou muito brava.

E entre as qualidades:

– Ser sincera, alegre, firme e disposta a servir.

 

Gostos e preferências

 

Falando do que não gosta de fazer, a vereadora se referiu aos trabalhos domésticos, arrumar a casa etc.:

– Faço tudo, não gosto, mas na vida a gente não tem que fazer só o que gosta.

Entre seus gostos e preferências comuns, ela tem como hobby a “leitura de romance, biografias e leis”. É católica (catequista desde os 11 anos), gosta de comida mineira.

– A básica comida caseira do arroz com feijão e seus acompanhamentos: angu com quiabo, linguiça, frango ou carne de porco, mas não dispenso a comida japonesa. Entre os esportes preferidos, estão o vôlei, o handball e o futebol. Seu estilo musical é o samba – “tenho ele no sangue, gosto de dançar, dos batuques” – e, sorrindo, cantou um trecho de sua música preferida:

– Viver e não ter a vergonha de ser feliz… [Gonzaguinha].

 

Experiência política

 

Na entrevista, Janete falou sobre sua experiência política, ressaltando com certo orgulho que, desde criança na escola, já desenvolvia alguma espécie de ativismo estudantil, sempre procurando liderar alguma ação, ora como representante de turma, ora como líder de comissões de formaturas nos cursos que fez, do fundamental à faculdade; atuante nos grêmios e DA’s Sua primeira experiência em política eleitoral ocorreu em 2012, quando se candidatou a vereadora pela primeira vez. Também já foi coordenadora de campanha do deputado Jaime Martins Filho e trabalhou com ele, em 2016, como assessora parlamentar, de onde se desligou para dedicar à vereança.

Sobre sua vida profissional, destacou as atividades comerciais desenvolvidas com o Janete Restaurante, seguidas por serviços de buffet e cerimonial, atividades que interrompeu para se dedicar à vida política.

Em relação à gestão do prefeito Galileu Machado (PMDB), ela reconhece que o momento político e econômico é difícil.

— Nós temos de encarar uma dificuldade econômica muito grande nesses próximos anos. Neste ano, então, nem se fala. Eu não posso assumir uma postura de combater tudo o quer vier do Executivo. Os vereadores têm de fazer uma análise crítica das situações e decidir o que for melhor para o município — afirmou a vereadora do PSD.

 

Prioridades do momento

 

Na visão da vereadora, o mais importante para Divinópolis neste momento é estimular o turismo religioso, focado na Cruz do Espírito Santo, além de “tirar o município do buraco, colocar os salários dos servidores em dia, e encontrar solução para o desemprego”.

— Acredito que a implantação da Cruz de Todos os Povos, além de reforçar a fé cristã, vai trazer a Divinópolis um fluxo turístico considerável que pode ser bem aproveitado juntamente com a vocação confeccionista — avalia Janete.

 

Atuação legislativa

 

Na sua visão, a atuação dos vereadores deve ser de “dedicação exclusiva ao mandato e disposição para atender as pessoas não apenas nos dias de reuniões, mas na hora que for necessário e possível”. A vereadora manifestou admiração pela “competência e dedicação dos servidores do Legislativo”, o que lhe dá segurança no desempenho das funções da Câmara, especialmente na secretaria da Mesa.

Sobre o que tem em mente em termos de projetos, Janete destacou suas ideias voltadas para a promoção do esporte especializado, o fortalecimento industrial de Divinópolis, especialmente, no campo das confecções, e mais atenção às crianças e à mulher.

— Temos de buscar novas perspectivas com criatividade. Os meus projetos são pautados em sonhos que são possíveis de se realizar. Quero trabalhar preventivamente para reduzir a violência contra a mulher e olhar com mais intensidade para as crianças e adolescentes da periferia, tão carentes de atividades esportivas orientadas e de lazer. E como eles não vêm buscar isso aqui no Centro, nós temos de fazer chegar a eles essas oportunidades, o que pretendo conseguir com as entidades comunitárias assistenciais, com as quais pretendo estreitar os vínculos — concluiu a vereadora Janete Aparecida.

Ao longo mês, o Jornal Agora publicará o perfil de todos os vereadores eleitos.

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00