Início » Ano de lembrar Pedro X. Gontijo

Ano de lembrar Pedro X. Gontijo

by Portalagora

 

Jorge Guimarães

 

O ano de 2016 foi marcado pelo resgate da trajetória de um dos mais importantes personagens da história de Divinópolis – Pedro Xavier Gontijo (1886 – 1965). Para celebrá-lo, diversas ações foram desenvolvidas. Para 2017, tem mais novidades a caminho.

Uma das atividades desenvolvidas no ano passado foi o lançamento do livro do escritor Elizeu Ferreira: “X. Gontijo, a história por dentro da história (imagens, textos e depoimentos)”. Além disso, a organização da 3ª edição da Festa Literária de Divinópolis (Flid) prestou homenagem ao ilustre farmacêutico.

Ocorreu ainda a edição e a distribuição da revista “Crônicas para X. Gontijo”. As ações também chegaram às escolas estaduais Joaquim Nabuco e Padre Matias Lobato, que aderiram ao projeto-piloto “A Trajetória de X. Gontijo” – um estudo da sua biografia, com concurso de redação (premiação até o terceiro colocado).

As ideias também levaram ao início do processo da criação do boneco (animação) de X. Gontijo. Outro grande acontecimento foi o fato de o colegiado ter aprovado por unanimidade a inclusão do estudo da biografia de X. Gontijo na grade curricular das 36 escolas estaduais existentes em Divinópolis, em 2017, ato que teve o apoio do diretor da 6ª Superintendência de Ensino, Sílvio Novais.

Outro evento que lembrou a memória do patriarca foi quando a escritora Adélia Prado recebeu, em sua casa, diretores do Instituto X. Gontijo para uma prosa e para recordar a leitura obrigatória dos boletins de X. Gontijo, “Conversando com os divinopolitanos”.

Fechando o ano, ocorreu o lançamento do livro “Verdades em desfile”, de Pedro X. Gontijo – 2ª edição, preparada por Osvaldo André de Mello.

 

Patriarca

 

Pedro X. Gontijo, juntamente ao major Francisco Machado Gontijo e Padre Matias Lobato e com o apoio popular, liderou a luta pela emancipação da então Vila Henrique Galvão (1909). Farmacêutico por profissão/formação, X. Gontijo passou pelos mais renomados centros educacionais de Minas Gerais, de sua época, como o Caraça e a Universidade Federal de Ouro Preto.

  1. Gontijo foi nomeado pelo então presidente de Minas Gerais, Olegário Maciel, como primeiro prefeito da cidade.

Gontijo foi um dos mais importantes articuladores de sua época. Fazia discursos memoráveis nas aparições em público e escrevia os sempre aguardados boletins “Conversando com os divinopolitanos”. O escriba anarquista militou na imprensa local, arrancando aplausos de seus adeptos e fãs e empatia de adversários ideológicos.

Sempre que havia alguma possibilidade, X. Gontijo gostava de afirmar: “O meu partido é Divinópolis”.

 

Artistas

 

Ante tantas homenagens, faltava sentir, tocar tamanha liderança. Assim, foi preciso a sensibilidade de uma artista e acadêmica do curso de história da Universidade de São João del-Rei, Séfora Sutil, e de um olhar diferenciado do multimídia Rodrigo da Costa Simões, para que fosse concebido o boneco do patriarca.

Assim, o boneco/personagem irá protagonizar um minidocumentário que, em breve, será exibido nas escolas da rede estadual.

– Participar da construção desse boneco é importante por demais, pois se trata de uma proposta pedagógicaeducativa, uma forma de instigar os alunos a conhecerem a história e os personagens de sua cidade – avaliou Sefóra Sutil.

 

Preliminares e explicativos

 

No retorno às aulas, no próximo mês, as escolas da rede estadual, num total de 36, irão planejar a execução de um cronograma que culminará com a entrega da premiação do Concurso de Redação “A Trajetória de X. Gontijo”, prevista para o mês de junho de 2017 – aniversário da cidade.

 

Participação e premiação

 

Participam do concurso de redação alunos de 11 a 13 anos, correspondente ao 6º período do ensino básico.  O primeiro colocado receberá uma passagem área, para a Bahia, para local exato ainda a ser confirmado, com direito a acompanhante, mais estadia e alimentação.

Para o segundo colocado, 18 meses de curso de informática, matrícula, mensalidades e material didático.  Para o terceiro colocado, a People – Cursos de Inglês, Informática e Administrativos irá oferecer um curso de inglês, matrícula, mensalidades e material didático por 12 meses.

 

Mostra itinerante  

 

Três mostras simultâneas (29 painéis em PVC) irão percorrer as 36 escolas participantes, de forma totalmente gratuita. Nenhuma instituição de ensino irá pagar pela execução do projeto.

Todo o processo está sendo oferecido de forma gratuita. A idea é de que outros personagens e minidocumentários sejam criados após a realização desse primeiro projeto-piloto.

Oficinas de como confeccionar personagens, bonecos também poderão ocorrer, de acordo com entendimentos das partes interessadas.

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00