Início » Abril registra 294 veículos emplacados em na cidade

Abril registra 294 veículos emplacados em na cidade

Crescimento nas vendas em Divinópolis segue os números do primeiro trimestre

by JORNAL AGORA

Jorge Guimarães 

Divinópolis registrou no primeiro trimestre deste ano, um ótimo aumento no número de emplacamentos de veículos, algo em torno de 23%. Crescimento que se repetiu no segundo  é considerado fator significativo para a economia local, pois reflete em vários outros segmentos do comércio. Os números revelam uma tendência crescente, sugerindo um aumento na demanda por veículos novos e, consequentemente, um impulso para o comércio de automóveis na cidade. E, os dados de abril, também são animadores, quando foram emplacados cerca de 294 veículos. 

Divinópolis

Com uma frota de veículos girando na casa dos 143 mil, segundo dados do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran), a cidade chegou em abril, deste ano, ao total de 1.244 automóveis emplacados. 

Somente em abril foram emplacados 136 veículos leves, 13 caminhões, 106 motocicletas e 39 reboques. Perfazendo, no ano de 2024, um total de 587 veículos de passeio, 69 caminhões, 468 motocicletas e 120 reboques. 

Sendo o mês de março o número um em emplacamentos, 346, seguido de perto pelo de janeiro com 339 veículos. Abril vem com 294 e fevereiro foi o mês que menos houve emplacamentos, ficando em 265 automóveis. 

Os dados são do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Minas Gerais (Sincovid). 

Outros setores 

O resultado positivo, além de aquecer o segmento, reflete diretamente a outros ligados a ele. 

Para o sócio proprietário das revendas da Volkswagen e Fiat na cidade, Sérgio Pereira, esse aumento significativo nos emplacamentos não apenas constata uma recuperação econômica, mas também pode impulsionar outros setores ligados. 

— É importante monitorar este crescimento ao longo do tempo para entender melhor suas causas e qual seria o impacto na economia local. Mas o certo é que muitos setores lucram direta ou indiretamente com as vendas de veículos novos. Essas vendas fazem girar uma grande engrenagem na economia da cidade — avalia Sérgio Pereira.

Impacto econômico geral

Em um contexto mais amplo, o aumento no emplacamento de veículos pode ser um indicativo de crescimento econômico e aumento do poder aquisitivo da população. Mais pessoas comprando carros novos podem refletir uma melhoria nas condições econômicas e na confiança do consumidor. No entanto, também pode pressionar outros setores a se adaptarem e evoluírem para atender a uma demanda crescente.

— O crescente número de emplacamentos na cidade é um fenômeno que vai além do simples aumento de veículos nas ruas. Ele impacta diretamente vários segmentos econômicos, desde o setor automotivo e de seguros até a infraestrutura urbana e o meio ambiente. Com isso, é essencial que políticas e estratégias sejam desenvolvidas para minimizar os efeitos negativos e potencializar os benefícios dessa tendência, garantindo um crescimento sustentável e equilibrado para todos os setores envolvidos — analisou o economista, Leandro Maia.

Brasil 

Os emplacamentos de veículos, no mês de abril, registraram alta de 14,4% sobre março, segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O crescimento se explica não apenas pelo maior número de dias úteis, 22 em abril, contra 20 em março, mas também pelo avanço de 4% na média diária de vendas, registrada na comparação entre o terceiro e o quarto mês do ano.

Em relação a abril do ano passado, houve alta de 38,3% e, no acumulado dos quatro meses, o aumento foi de 20%.     — Começamos 2024 confiantes em um crescimento sustentado e este primeiro quadrimestre confirma nossa expectativa. O momento mais favorável ao crédito e os juros mais contidos continuam tracionando o setor, especialmente, o mercado de automóveis e comerciais leves — afirma o presidente da Fenabrave, Andreta Jr. Segundo ele, de acordo com dados históricos da entidade, — Este é o melhor resultado no acumulado dos quatro primeiros meses do ano desde 2014. Se tomarmos a média do período entre 2015 e 2023, o resultado de 2024 é quase 28% superior — completa.

Em Minas Gerais, as vendas de veículos apresentaram um aumento de 30% em comparação com o mês anterior. Na comparação com abril de 2023, o crescimento foi ainda maior: 49%.

Foto/Jorge Guimarães 

O fluxo de veículos na cidade tende a aumentar ao longo do ano 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

12 de junho

você merece um presente

Claret

Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00