Início » Dados apontam para crescimento das oportunidades de trabalho na cidade

Dados apontam para crescimento das oportunidades de trabalho na cidade

Desburocratização e simplificação impulsionam recuperação pós-pandemia

by JORNAL AGORA
Foto: Divulgação/PMD  - Pré-Carnaval, além de resgatar a festa na cidade, alavancou o fomento econômico da cidade 

Jorge Guimarães 

Divinópolis registrou, nos últimos quatro anos,  um saldo positivo de 1.890 novas empresas e de 8.519 novos microempreendedores individuais (MEIs), totalizando 10.490 novos empreendimentos na atual gestão. Além disso, foram gerados 9.331 novos postos de emprego com carteira assinada. Os dados são da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes). 

O economista Leandro Maia apontou para a importância da competitividade. 

— A abertura de novas empresas é um motor de inovação e diversificação econômica. Empresas recém-estabelecidas introduzem novos produtos e serviços, satisfazendo a demanda local e até mesmo criando novos mercados. A concorrência, resultante da entrada de novas empresas, também força as empresas já existentes a inovar e melhorar a eficiência, beneficiando os consumidores com melhores opções e preços — avalia.

Durante esse período, empresas foram abertas de forma 100% online, com mais de 700 atividades dispensadas de alvará, resultando em 80% de redução no tempo da abertura de empresas. Trinta startups foram beneficiadas pelo programa ‘Acelera Divinópolis’. Escolas de ensino médio públicas foram capacitadas com empreendedorismo e inovação pelo programa InovEM, e mais de 100 alunos foram beneficiados.

— Pequenas e médias empresas (PMEs) são também particularmente importantes, pois são frequentemente fontes significativas de emprego e crescimento econômico. Elas são mais flexíveis e capazes de responder rapidamente às mudanças nas condições de mercado. Incentivar a abertura de empresas locais fortalece a economia da cidade, cria uma base econômica diversificada e resiliente, e pode atrair investimentos de fora — pontua o especialista.

Sala Mineira

A Sala Mineira do Empreendedor recebeu o Selo Ouro do Sebrae, sendo destaque em todo estado na qualidade do atendimento e nas ações de fomento a novos negócios. O espaço também proporcionou, apenas no ano de 2023, o atendimento de mais de cinco mil empreendedores, recebendo orientações e capacitações.

Juros zero

Apoiando de forma direta o empreendedorismo da cidade, o Divinópolis Juros Zero concedeu crédito com juros pagos pela Prefeitura a 463 microempreendedores individuais e microempresas, totalizando o valor de R$ 4 milhões em microcrédito. 

Moda

A cidade também já ostentou o título de “Capital Nacional da Moda” graças à sua vibrante indústria têxtil e de confecção. Nos anos 1990 e 2000, a cidade tornou-se um polo de referência na produção de moda, atraindo a atenção nacional com sua vasta rede de confecções, qualidade de produção e inovação em design. No entanto, com o passar do tempo, mudanças no mercado e a crescente competição internacional desafiaram essa posição. 

Para reconquistar seu prestígio, o setor da moda e vestuário recebeu apoio e diversas ações, como a realização de rodada de negócios, trazendo compradores para a cidade, promoção do setor com a Semana da Moda, o programa Minas Business Connection e crédito com o BDMG APL e Juros Zero.

Ao todo, foram R$ 4 milhões em investimentos, através do Governo Federal e da Prefeitura, em melhorias para viabilizar a retomada dos voos comerciais e fretados no Aeroporto Brigadeiro Cabral.

— Divinópolis tem o potencial de reinventar-se e reconquistar seu lugar de destaque na indústria da moda. Com uma combinação de inovação, valorização de sua história, e foco em práticas sustentáveis, a cidade pode não apenas recuperar seu título de capital da moda, mas também se tornar um modelo de excelência e modernidade no setor. A jornada é desafiadora, mas com a visão certa e o compromisso coletivo, o brilho de Divinópolis pode iluminar novamente o cenário da moda nacional e internacional — define Leandro. 

Turismo

No turismo, a realização mensal da Feira Essência Gastronômica, levando cultura e lazer aos bairros da cidade e fomentando os pequenos produtores, já entrou para o calendário cultural da cidade. O Pré-Carnaval do Divino é uma realidade que resgatou o carnaval na cidade, além do Natal Iluminado e da Carreta da Coca-Cola.

— O turismo é outra peça vital no quebra-cabeça do desenvolvimento econômico urbano. Cidades que investem em atrações turísticas, eventos culturais e infraestrutura de hospitalidade colhem enormes benefícios econômicos. O turismo traz visitantes de fora que gastam dinheiro em hotéis, restaurantes, lojas e atrações, injetando novos recursos na economia local.  O turismo cultural, em particular, pode preservar e promover o patrimônio local, mantendo a identidade da cidade enquanto fomenta o crescimento econômico — destaca Leandro.

O secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, Luiz Angelo, comentou as realizações.

— A nossa gestão priorizou a desburocratização e a simplificação do ambiente de negócios e isso tem gerado resultados muito expressivos no número de abertura de empresas. O número de novos empregos, que são os resultados esperados no desenvolvimento econômico, mostram que Divinópolis tem uma economia dinâmica, diversificada e está prosperando cada vez mais — destacou.

Pilares 

A combinação da ampliação de empregos, da abertura de novas empresas e do fomento do turismo, dentre outros,  cria um ciclo virtuoso de crescimento e desenvolvimento econômico.

— Uma cidade que investe nessas áreas não só melhora a qualidade de vida de seus habitantes, mas também se posiciona de forma competitiva no cenário econômico global. Cada uma dessas áreas alimenta as outras, gerando um ambiente dinâmico e próspero que beneficia todos os setores da sociedade — finaliza o economista.

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

12 de junho

você merece um presente

Claret

Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00