Augusto Fidelis 

Hoje, logo pela manhã, resolvi dar uma olhada nas notícias, saber o que está acontecendo no mundo. Infelizmente, as notícias são as piores. Até as peças publicitárias transmitem mensagens negativas. Mas, a propósito, qual é a função da publicidade? Bem, entre outras definições, Publicidade é o conjunto de meios empregados para tornar conhecida uma empresa, propagar um produto etc. É uma atividade que requer muita criatividade, pois, em meio a tanta poluição visual e sonora, vai sobressair quem tiver a ideia mais original.

Vendo uma coisa e outra, de repente, veio à minha mente a publicidade de um carro veiculada pela televisão há algum tempo, em horário nobre. Dentro do veículo, um homem e uma mulher. Numa subida, ante à dificuldade do carro em galgar o aclive, começam a jogar coisas pela janela. Por fim, quando a mulher disse que não havia mais nada do que se desfazer, o homem olha para o banco de trás, e ali está a sua sogra, com cara de espanto, temerosa de ser descartada como uma mercadoria qualquer.

O objetivo dessa propaganda era incutir nos telespectadores a ideia de que, se não adquirisse a marca que aparecia logo em seguida, não havia como subir o morro. Isso mostra como a vida perdeu o valor, principalmente de seres humanos considerados indesejáveis, como é o caso da sogra, que poderia ser descartada como traste inútil: pegue o meu produto ou cometa um crime. A sogra é também mãe, esposa, avó e dona-de-casa. Sugerir que ela seja jogada pela janela, no meio das bugigangas, é no mínimo uma falta de respeito. Se o brasileiro fosse menos apático, se os movimentos da terceira idade fossem mais organizados, se as mulheres idosas tomassem consciência de tal acinte, esse comercial nunca teria ido ao ar. 

A democracia exige liberdade de expressão. Mas, a propósito, o que é a liberdade de expressão? Um dos fundamentos da democracia é o respeito ao espaço alheio, para que todos vivam em harmonia e cooperação mútua. Assim, à medida que uma categoria de pessoas é apresentada como descartável, quando a finalidade é vender um produto, é uma atitude repudiável. A população está envelhecendo e ninguém se dá conta.

A coisa está cada dia pior, por isso, conclamo aos velhinhos que se unam e se façam respeitar. Hoje é apenas um comercial; amanhã, o Supremo Tribunal Federal revoga artigos do Estatuto do Idoso, com a alegação de que são inconstitucionais; depois de amanhã, para aliviar o carro, serão jogados pela janela e roubadas as suas aposentadorias. Como não falaram nada quando se tratava apenas de ameaças, ao serem descartados impiedosamente, já não terão mais forças para gritar. Então, é o fim. 

[email protected] 

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

DEIXE UM COMENTÁRIO