Consumo nos Lares Mineiros cresce 2,96% 

Levantamento mostra ainda que houve aumento na demanda de 1,33% em abril sobre março deste ano

Jorge Guimarães

Depois de encerrar 2024 com um crescimento médio de 3,84%, a demanda dos consumidores nos supermercados de Minas Gerais manteve o ritmo positivo no início deste ano. Dados do Índice de Consumo dos Lares Mineiros, levantamento mensal realizado pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), o setor registrou um aumento de 2,96% nas vendas nos meses de janeiro a abril de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. 

Quadrimestre 

A estatística mostra que no primeiro quadrimestre de 2025, o consumo nos supermercados mineiros registrou aumento de 2,96% em relação ao mesmo período de 2024. Já na comparação de abril deste ano com o mesmo mês do ano passado, a demanda foi 8,85% maior nas lojas do setor.  

Números 

Os números são do Índice de Consumo dos Lares Mineiros, de abril, pesquisa mensal elaborada pela  Associação Mineira de Supermercados (Amis), com empresas de todo o estado.  O Índice de Consumo, já deflacionado pelo Índice de Preços ao Consumdior (IPCA) calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítisca (IBGE), mostrou ainda que houve aumento na demanda de 1,33% em abril sobre março deste ano.  

O presidente executivo da Amis, Antônio Claret Nametala, aponta dois destaques principais na pesquisa. 

— É importante observar que em abril tivemos a ocorrência da Semana Santa/Páscoa, uma sazonalidade relevante para o setor; mas ela não impulsionou tanto o crescimento sobre março (+1,33%). E por que isso ocorreu? Por motivo do calendário em março, quando  já havíamos registrado um crescimento expressivo, ocasionando, assim, uma base elevada de comparação (9,36%) — explica Claret.  

Mas, presidente executivo da entidade,  ressalta que sobre o mesmo mês de 2024, a sazonalidade exerceu grande influência no Índice de Consumo. 

— No ano passado, a Semana Santa ocorreu em março,  de 24 a 31. Quando comparamos abril deste ano, com a incidência dessa sazonalidade, com abril de 2024, verificamos um desempenho atípico, com o aumento na demanda de 8,85% — detalha Claret.  

Crescimento acumulado

O presidente executivo analisa também que o crescimento acumulado no quadrimestre, de 2,96%, sinaliza que o setor tem atendido de forma satisfatória a demanda do consumidor no dia a dia das lojas. Para Claret, a procura maior reflete também o desempenho da economia do estado. 

— Os índices de emprego no estado têm sido acima da média nacional e essa garantia do emprego assegura ao consumidor maior propensão a ter um carrinho de compras mais cheio e com mais variedade de produtos para a família — avalia.

Variação regional 

A variação por regiões apresentou como principais destaques o Rio Doce e Jequitinhonha/Mucuri com o maior desempenho, de 1,59%, e a Zona da Mata com retração de -1,05%. 

— Mais um ponto importante da pesquisa é que se verificou a reação positiva de regiões que vinham com crescimento menor, como a Rio Doce e Jequitinhonha/Mucuri e a Norte e Noroeste. Por outro lado, a Zona da Mata e o Triângulo/Alto Paranaíba tiveram desempenho menor, o que se explica pela base alta de comparação. Mas estas regiões sempre puxam os resultados para cima, portanto, é uma retração que não nos preocupa — analisa Claret.

Centro – Oeste

Já a região Centro-Oeste encerrou os quatro primeiros meses de 2025 com desempenho positivo no consumo dos lares. Conforme a pesquisa, o acumulado no período alcançou 2,87%, sinalizando uma tendência de recuperação econômica e aumento gradual da confiança dos consumidores.

O resultado acompanha o movimento observado em outras regiões do estado, que também registraram variações positivas, e reforça o otimismo do setor supermercadista com o cenário atual. Para especialistas, o crescimento no consumo está diretamente ligado à maior estabilidade nos preços dos alimentos, à recuperação do poder de compra e a um ambiente econômico mais favorável.

— Este início de ano está sendo ótimo para nossa rede e a expectativa é de que, com o avanço do ano e o aquecimento provocado por datas comemorativas e sazonalidades do mercado, o setor continue apresentando bons índices, consolidando a retomada do consumo na região e contribuindo para o fortalecimento da economia local. E para tanto, já estamos com tudo preparado para festejar as festas juninas com muitas promoções para os nossos clientes — argumenta o gerente Sérgio Antônio de Oliveira.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

DEIXE UM COMENTÁRIO