Da Redação
A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), representada pelo presidente Flávio Roscoe, participou nesta segunda-feira, 23, ao lado do governador Romeu Zema, de uma mesa redonda na sede da Jogmec (Organização Japonesa para Metais e Segurança Energética), em Tóquio. Integrando a delegação mineira também está o Presidente do Sindijori/MG, Rodrigo Fernandes, representando toda a imprensa mineira.
O encontro destacou o potencial mineiro para atrair investimentos japoneses, principalmente em mineração sustentável, energia e inovação. A Fiemg se colocou à disposição das empresas interessadas, oferecendo consultorias especializadas e gratuitas nas áreas ambiental, tributária, trabalhista e energética.
O governador Romeu Zema destacou os avanços na economia mineira, incluindo a geração de quase 1 milhão de empregos e a atração de mais de R$ 490 bilhões em investimentos privados desde 2019.
O presidente da Jogmec, Michio Daito, ressaltou os avanços recentes de Minas, enquanto executivos de gigantes japonesas como Sumitomo, Sojitz, JFE Steel, JX Advanced Metals e Itochu reafirmaram parcerias com o estado.
A Jogmec atua no Brasil com foco em mineração, petróleo e gás, promovendo eficiência, sustentabilidade e transferência de tecnologia. Um Memorando de Entendimento (MoU) assinado em novembro fortalece a cooperação com Minas Gerais em setores estratégicos.