Da Redação
Estão abertas as inscrições para o novo mutirão gratuito de castração de cães e gatos em Divinópolis. O cadastro pode ser feito a partir desta quinta, 3, até sexta-feira, 4, das 7h às 13h, na sede do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), localizado na avenida Getúlio Vargas, nº 121, no Centro. As cirurgias serão realizadas entre os dias 16 e 18 de julho, no Parque de Exposições, com previsão de atendimento de 250 animais.
A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Divinópolis por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Cuidado Animal (Semac) e tem como objetivo ampliar o acesso da população ao serviço de castração, priorizando tutores de baixa renda e em situação de vulnerabilidade.
Segundo o médico veterinário Wellington Soares, a realização do mutirão só foi possível por meio de emenda parlamentar.
— A gente sempre está atrás de campanhas de controle populacional em Divinópolis, e, por meio do vereador Flávio Marra, que conseguiu uma emenda, foi possível trazer o mutirão de castração — explicou.
Regras para participar
Para garantir uma vaga, os tutores devem comparecer ao CAC durante o período de inscrição e cumprir os critérios definidos pela Semac. Poderão ser atendidos cães e gatos com idade entre seis meses e sete anos, desde que estejam saudáveis e aptos ao procedimento cirúrgico.
Não serão castrados animais braquicefálicos — como buldogues e pugs — nem aqueles que estejam no cio, amamentando ou apresentem qualquer condição de saúde que impeça a realização da cirurgia. O objetivo é garantir a segurança do animal e evitar complicações durante o processo.
Cuidados após a cirurgia
O sucesso da cirurgia depende, também, dos cuidados no pós-operatório. Conforme orientações da equipe técnica, o animal precisa de atenção e repouso nos dias seguintes ao procedimento.
De acordo com o médico veterinário Wellington Soares, as primeiras 48 horas são decisivas.
— O animal tem que ficar de repouso pelo menos nas primeiras 48 horas. Para fazer a retirada dos pontos, é necessário aguardar pelo menos 10 dias, mas isso só pode ser feito se a ferida estiver seca e não apresentar sinais de infecção — destacou.
Os animais operados serão medicados, e o local da incisão deve ser higienizado com rifocina, um antibiótico antisséptico indicado para evitar infecções. Além disso, é necessário utilizar a roupa cirúrgica no caso das fêmeas e o colar elizabetano nos machos, para evitar que lambam os pontos da cirurgia.
Os tutores devem manter os pets em um ambiente limpo, seco, tranquilo e sem contato com outros animais até que a recuperação esteja completa.
O que é o Castramóvel
O serviço será realizado por meio do Castramóvel, uma unidade móvel de atendimento equipada para realizar cirurgias de esterilização com estrutura adequada e profissionais capacitados. A estrutura oferece condições técnicas seguras para a realização dos procedimentos, facilitando o acesso da população ao serviço.
Voltado para o controle populacional de cães e gatos, o Castramóvel integra as políticas públicas municipais de saúde e bem-estar animal. A proposta busca reduzir os casos de abandono, controlar doenças e evitar ninhadas indesejadas, além de promover a conscientização sobre a posse responsável de animais domésticos.
Foto: Divulgação / PMD
Previsão de atendimento de 250 animais