Da Redação
A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) lidera uma missão empresarial ao Japão desde o fim de junho. A iniciativa, articulada pelo presidente da entidade, Flávio Roscoe, tem como objetivo fortalecer a atuação global dos empresários mineiros e promover a modernização industrial com base em boas práticas internacionais.
A comitiva conta com mais de 250 integrantes, entre empresários, presidentes de sindicatos, parlamentares e autoridades públicas. A delegação participa de visitas a centros de inovação, instituições de pesquisa e empresas japonesas de referência, buscando ampliar parcerias e atrair investimentos para o estado.
Temas
O objetivo é discutir temas fundamentais para as relações comerciais e econômicas entre os dois países, visando proporcionar ao público insights valiosos, oportunidades de negócios e networking, fortalecer a imagem de Minas Gerais como parceiro estratégico, bem como apresentar aos japoneses as oportunidades de parcerias bilaterais.
Centro-Oeste
O setor industrial da região está bem representado na missão empresarial, com importantes lideranças sindicais, como o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Centro-Oeste de Minas (Sinduscon-CO); Leonardo Antunes, o presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Itaúna (Sindimei), Giuliano Dornas; presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana (Sindinova) Rodrigo Amaral Martins, e do presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário de Divinópolis (Sinvesd), Mauro Célio Júnior
Além das lideranças sindicais, empresários de diversos segmentos industriais da região também integram a delegação mineira, que busca oportunidades de inovação, modernização e parcerias estratégicas.
Oportunidade
Para o presidente da Fiemg/Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, a participação de lideranças industriais representa uma oportunidade estratégica para impulsionar o desenvolvimento do setor produtivo local. Segundo ele, a pujança, pluralidade e relevância da indústria na Centro-Oeste mineira têm muito a ganhar com o conteúdo inovador que está sendo acessado durante a iniciativa liderada pela Fiemg.
— O Japão está na vanguarda da tecnologia e inovação, e a experiência que nossas lideranças estão adquirindo com essa missão será um grande propulsor do desenvolvimento em nossa região — destacou Eduardo.