Da Redação
O Complexo de Saúde São João de Deus deu mais um passo de inovação, segurança e agilidade no ambiente hospitalar. O ambiente de integração agora também é composto por sistema de reconhecimento facial para o controle de acesso. Com a novidade, o CSSJD torna-se o primeiro hospital do Centro-Oeste mineiro a utilizar essa tecnologia como ferramenta de identificação e entrada de profissionais, visitantes e acompanhantes.
Com essa inovação, o intuito do hospital é de eliminar filas nos acessos, aumentar o controle de circulação nas dependências e reforçar a segurança de pacientes e equipes. O sistema de reconhecimento facial, capta a imagem dos usuários no momento do cadastro e armazena de forma criptografada e segura, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Os acompanhantes terão um acesso rotativo, podendo entrar e sair nesse intervalo sem precisar refazer o cadastro. Já os acompanhantes terão que realizar o reconhecimento facial a cada nova entrada, com o processo sendo rápido e sem necessidades de filas, uma vez que o registro já está no pré-registro já estará disponível no sistema; As catracas foram substituídas por novos equipamentos com tecnologia integrada, e parte das estruturas será redistribuída para áreas ainda não contempladas.
O Coordenador de Internações, Recepções e Portarias do CSSJD, Jean Carlos Rodrigues, que foi um dos idealizadores do projeto, falou sobre a importância desta ação. —A implantação do sistema de reconhecimento facial no CSSJD representa um importante avanço em segurança, controle de acesso e modernização dos processos. Essa tecnologia garante maior agilidade, precisão na identificação e reforço da proteção de pacientes, colaboradores e visitantes. Mais do que uma inovação, é um compromisso com a eficiência, a segurança e a confiança de todos que fazem parte da nossa instituição—, ressaltou.
Segundo o Diretor Presidente do CSSJD, André Waller, a mudança representa mais um marco de inovação para a instituição. —Estamos priorizando a comodidade, a segurança e a experiência de todos que passam pelo hospital. O principal objetivo desta nova ferramenta é impedir a entrada de pessoas não autorizadas em áreas restritas, promovendo um ambiente mais seguro para todos. Esta iniciativa faz parte do nosso compromisso com a excelência em gestão e acolhimento, priorizando sempre pela segurança, tanto de nossos pacientes, quanto de nossos colaboradores e visitantes—, afirmou.
