Da Redação
Divinópolis, reconhecida como a Cidade das Histórias, será palco nos próximos dois meses, de apresentações de cinco projetos aprovados na Programa Nacional de Apoio à Cultura (PNAB Municipal) – , que fortalecem a tradição literária local e ampliam o acesso gratuito à literatura, à poesia e à contação de histórias em escolas e espaços educativos.
Entre os inúmeros projetos contemplados pela PNAB na cidade, cinco deles se uniram para uma execução de forma coletiva e colaborativa na cidade, resultando no Projeto “Nos trilhos das Histórias” com uma vasta programação com quase 20 apresentações em escolas públicas, bibliotecas, praças e centros culturais durante os meses de agosto e setembro deste ano.
Diferentes linguagens e propostas
“A Magia das Histórias e Poesias Cantadas e Contadas”, da contadora de histórias e escritora Patrícia Oliveira, é um projeto de literatura que prevê 4 Espetáculos de Contação de Histórias em escolas da cidade de Divinópolis, intitulado “O que tem no Baú Encantado?” e será apresentado em escolas de Educação Infantil, unindo música, contação de histórias e literatura.
“Circuito Literário Poemas para Brincar”, da contadora de histórias e escritora Vânia Ordones, é um projeto literário que tem como objetivo aproximar as crianças da literatura e da poesia de forma lúdica e interativa, despertando o gosto pelo gênero textual dos poemas. A iniciativa será realizada em três escolas públicas de Divinópolis e inclui: a realização de um sarau poético com a “mala literária” de autores regionais, a doação de exemplares do livro Vovó me Contou e Outras Memórias para as bibliotecas escolares e a entrega de um ebook com propostas pedagógicas para professores.
“Histórias Cantadas – Volta ao Mundo em 3 Contos”, da contadora de histórias e produtora cultural, Cris Silva, é um projeto literário que prevê um circuito com 3 espetáculos de Histórias Musicais, nas quais serão apresentados às crianças de escolas públicas, os continentes africano, asiático e americano. O projeto oferece ainda 3 oficinas criativas e distribuição de livros com a temática afro para as bibliotecas das escolas. Todo o projeto atende aos preceitos da Lei Federal 10.639/03 onde prevê o estudo da africanidade e afrodescendência nas escolas do Brasil.
“Literatura em Pequenos Versos”, da escritora e consultora de projetos Lara Ordones, é um projeto de fomento e incentivo à leitura, no qual prevê a distribuição gratuita do “ABC das Frutas – Haicai para adoçar (ou azedar) seu dia!”, que está em sua 2ª edição. Além da doação de livros, o projeto oferece Sarau de poesia, contação de histórias, bate papo com a escritora e sessão de autógrafos em escolas públicas, bibliotecas e espaços culturais da cidade.
“Circuito cultural Doce Leitura”, do Instituto Voe, é um projeto literário que tem como objetivo incentivar a leitura por meio da contação de histórias e da distribuição de livros tanto para as crianças quanto para o acervo das bibliotecas. A iniciativa será realizada em quatro escolas públicas de Divinópolis, voltada para os alunos do Ensino Fundamental I e traz como temática central a generosidade, destacando-a como um valor primordial.
A idealizadora do movimento, Vânia Ordenes, reforça a importância destas ações para a fomentação da cultura no município.
— A união dessas iniciativas reforça o título Cidade das Histórias, que coloca Divinópolis em evidência no cenário cultural e educacional, mostrando como as políticas públicas de incentivo podem transformar a realidade, formar novos leitores e valorizar a diversidade cultural — destaca Ordones.
O projeto “Nos trilhos das histórias” tem o apoio da Casa Arte e Cultura, Verbo Comunicação Criativa, Instituto Voe, Instituto Musa, Instituto Divicred, Ponto de Cultura Espaço do Bem, Vai Conto vem conto e do Jornal Agora.
“Nos Trilhos das Histórias” abre evento
O projeto “Nos Trilhos das Histórias” será o responsável pela abertura da Semana Nacional da Educação Infantil, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). O lançamento acontece no próximo domingo, 24, na Praça do Santuário e marca o lançamento individual de cada projeto literário das participantes. Será uma grande celebração voltada à diversidade, à inclusão e ao poder da literatura.
A apresentação reunirá quatro reconhecidas contadoras de histórias da cidade, Patrícia Oliveira, Vânia Ordones, Cris Silva e Lara Ordones, cujos projetos foram contemplados pelo PNAB Municipal. Também fará parte do momento a contadora de histórias e produtora cultural Érica Silva, além da jovem contadora Liz Ordones, que promete encantar a comunidade escolar com sua apresentação.
Totalmente gratuito, o evento é um exemplo concreto de como as leis de incentivo à cultura possibilitam que a arte chegue a todos. Graças ao apoio da PNAB Municipal, iniciativas literárias e culturais se transformam em experiências abertas e acessíveis à comunidade.
— Essas ações mostram como a política cultural é capaz de transformar realidades. Ao investir em leitura, poesia e contação de histórias, formamos novos leitores e fortalecemos a identidade cultural de nossas crianças —enfatiza o movimento Cidade das Histórias.
E acrescentam:
— Cultura e educação devem andar de mãos dadas — sintetiza.
