Da Redação
A saúde pública de Divinópolis deu um passo com a aprovação da primeira Linha de Cuidado implementada na cidade. O modelo aprovado é voltado para a atenção materno-infantil e tem como objetivo organizar o atendimento em saúde de forma contínua, humanizada e integrada, dentro da rede do Sistema Único de Saúde (SUS).
A deliberação foi realizada na última quinta-feira, 4, em reunião extraordinária e remota do Conselho Municipal de Saúde (CMS). A aprovação foi unânime e encerra um processo conduzidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em articulação com a Superintendência Regional de Saúde (SRS), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), o Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD), a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG).
O trabalho foi coordenado pela assessora técnica de Projetos Estratégicos da Semusa, Cynthia Mendes, que conduziu a elaboração da Linha de Cuidado Materno-Infantil. O resultado, segundo os envolvidos, é uma proposta inovadora e estruturada para atender às necessidades da população usuária do SUS em Divinópolis.
Atendimento integral
Com a implementação da Linha de Cuidado, o município passa a contar com um modelo assistencial desenhado para oferecer acompanhamento integral às famílias, da atenção primária à alta complexidade. O foco está na organização de fluxos e serviços que garantam acesso mais qualificado ao atendimento, sem rupturas entre os diferentes níveis de cuidado.
Durante a reunião do Conselho, a secretária municipal de Saúde, Sheila Salvino, ressaltou a relevância do momento.
— Este é um marco histórico para a saúde do município. A aprovação unânime demonstra o comprometimento de todos os envolvidos em construir um sistema mais eficiente e acessível. Nosso objetivo é garantir a cada pessoa um cuidado qualificado e resolutivo, da atenção primária à alta complexidade. Esta Linha de Cuidado trará um impacto positivo e duradouro na vida das famílias divinopolitanas — afirmou.
Controle social e legitimidade
A aprovação da Linha de Cuidado pelo Conselho Municipal de Saúde, instância deliberativa e representativa da comunidade, conferiu legitimidade à proposta. O aval unânime reforça também a adesão das diferentes representações sociais e profissionais ao modelo que será implantado.
Próximos passos
Com a validação da proposta, a Prefeitura de Divinópolis já definiu a data de lançamento oficial da Linha de Cuidado Materno-Infantil. A cerimônia está marcada para 14 de novembro de 2025, no Auditório Vermelho da Faculdade Anhanguera.
Após o lançamento, começará a fase de implantação gradual do modelo na rede municipal de saúde. O processo prevê a qualificação das equipes que atuam nos serviços do SUS, de modo a adequar o atendimento às diretrizes estabelecidas na nova Linha de Cuidado.
