Início » Livro raro de X. Gontijo será lançado em dezembro

Livro raro de X. Gontijo será lançado em dezembro

by Portalagora

 

Flávio Flora

Uma obra rara de Pedro X. Gontijo, “Verdades em desfile”, está para ser publicada, nos próximos dias pela editora Capela. O lançamento, inicialmente marcado para o dia 13 (terça), por motivo de força maior, teve de ser adiado. Ainda não houve comunicado da nova data.

O livro foi composto e impresso originalmente na gráfica Arrebol, com o primeiro exemplar (50 páginas), ainda sem revisão, oferecido à professora Neuza Mattar em 12-03-1964. A publicação foi em julho do mesmo ano, mas desta primeira edição só se conhece o exemplar que o jornalista Roberto Cruz presenteou o professor Osvaldo André de Mello, ao início dos anos 1970.

 

Revolucionário para a época

“Verdades em desfile” presta homenagem a divinopolitanos “dos primeiros dias” que ombrearam com X Gontijo, nas lutas políticas do passado: “Tudo mudou, não temos mais aquelas arrancadas duras, muito duras. A luta hoje é modorrenta.”, escreve na homenagem.

O “livrinho” como era referido pelo autor, contém dados biográficos, propostas de reflexões espirituais e metafísicas e posicionamentos políticos e filosóficos, espelhando a evolução que havia alcançado nesses campos. Muitas curiosidades sobre a vida de Xis estão ali gravadas, o anarquista-cristão, o praticante de Raja Yoga, o educador avançado, que assim resumiu seu pequeno livro:

— Há sempre nele ideias novas ou as faz nascer (…) Este livrinho é muito cristão mas não tem religião nenhuma, como, pacificamente, é muitíssimo revolucionário, oferecendo vasto campo às contestações que são sempre úteis quando criteriosas.

 

Performance X

Segundo o empreendedor cultural Osvaldo André de Melo, editor de Capela, a tiragem será de dois mil exemplares e terá uma encenação especial para marcar a data:

— Além da obra editorial, destaco a apresentação do ator performático Luís Antônio Teixeira (Mingau). O ator, que também é roteirista e se dirige, reuniu fragmentos de textos de Pedro X. Gontijo na breve performance “O X da questão”. É uma produção da Cia. Mimo Animações — informa Osvaldo André.

Os exemplares serão distribuídos graciosamente aos familiares, às escolas públicas, faculdades, bibliotecas e aos presentes no lançamento, previsto para a próxima semana

Adeus aos amigos e inimigos

Segundo Mattar, o livro do Xis tem uma conotação muito especial, pois foi escrito e publicado meses antes de sua morte, “como se ele passasse a limpo sua vida espiritual e filosófica”. De fato, na página final, a última frase é sua despedida: “Que a paz de Deus me leve e a paz de Deus fique com você. Adeus”.

A produção escrita do farmacêutico Pedro X. Gontijo – mais conhecido por sua luta pela criação e consolidação do município de Divinópolis, entre os anos de 1910 e 1935 – é muito variada, havendo dezenas de escritos longos e curtos em jornais, boletins e revistas do passado, que estão sendo reunidos pelo Instituto Pedro X Gontijo. O “Epítome da História de Divinópolis”, é a obra mais conhecida, na qual relata em tom autobiográfico os primeiros anos do município autônomo, publicado em 1962, por ocasião do cinquentenário da emancipação.

 

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

12 de junho

você merece um presente

Claret

Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00